Taro Gomi é um ilustrador e escritor de literatura infantil japonês, que já nos habitou a excelentes livros bem-humorados. “O Crocodilo e o Dentista” (Orfeu Negro, 2024) é mais um desses livros. As parcas palavras, em plena harmonia com as ilustrações fortes, coloridas e expressivas, transmitem ora curiosidade ora medo – e até alguma sonora gargalhada.
Quem não tem algum nervosismo, ou mostra impaciência, quando uma dor de dentes atormenta? O melhor será ir ao dentista. E, aqui, o medo, a ansiedade e a inquietação aumentam. Pensar na cadeira que mexe em todos os sentidos, nos cheiros, em todos os aparelhos e no terrível barulho da broca…(aaai!) A boca aberta e imóvel, ampliando o sofrimento, as dores, o incómodo. É neste momento que respiramos fundo, procurando uma tranquilidade que se esquiva, sabendo que temos de ser fortes para resolver o problema.
Imagina um crocodilo, bem simpático, com uma dor de dores fortíssima e um medo horrendo de ir ao dentista. Continua a imaginar. Mas e se o dentista também estiver com medo do crocodilo? O crocodilo tem medo de dentistas. O dentista tem medo de crocodilos. E agora?
Taro Gomi é um aclamado artista japonês, com de mais de quinhentos álbuns ilustrados para crianças e várias séries de desenhos animados. Os seus livros são considerados pequenas obras de arte. Recebeu o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro Infantil de Bolonha e o Prémio Sankei de Literatura Juvenil e Cultura Editorial.
Sem Comentários