A professora Tita suscita a curiosidade dos seus alunos, desejando que saibam cada vez mais sobre a vida. Desta vez, não quer que os seus alunos gastem “tanto papel ao limpar as mãos”. Isto porque, se conhecermos a origem dos produtos e como são feitos, a nossa atitude face ao mundo será diferente: conhecer para melhor actuar, poupar, proteger ou (re)aproveitar e, assim, contribuir para melhorar a qualidade do ambiente. Na companhia da turma e da professora Tita visitamos uma fábrica de transformação e produção de papel, para melhor compreendermos o ciclo do papel e a reciclagem.
“O Ciclo de Papel “ (Gailivro, 2019) é um livro com um forte cariz educativo, destinado aos mais jovens e com o objectivo de explicar como o papel é produzido. Não estamos perante um livro literário, mas de um livro muito próximo da categoria de livro informativo. Após a leitura, sente-se a falta das fontes de informação e de índices temáticos e glossários para, deste modo, aprofundar algumas das informações apresentadas. As imagens poderiam ser mais reais, e não apenas ilustrações infantis ou pouco originais. A leitura de livros informativos é essencial, uma vez que estes ajudam a compreender o mundo, a desenvolver o pensamento crítico, a ampliar o uso da linguagem e a estimular a curiosidade.
Trata-se de mais um título da colecção Onde Vamos Hoje, que se destina aos mais jovens com a intenção de explicar a origem de alguns produtos como o azeite, o pão ou o mel, entre outros. Outros títulos explicam como são feitos produtos relevantes para a nossa vida, como a lã, o livro ou, como neste último título, o papel. No final do livro há um conjunto de propostas para envolver os alunos nesta temática: uma lengalenga, uma canção e uma pequeníssima peça de teatro.
Cristina Quental nasceu em Novembro de 1983, em Ponta Delgada. É educadora de infância e, para além da sua actividade profissional, escreve em parceria com Mariana Magalhães, ambas responsáveis pela colecção Onde vamos Hoje.
Mariana Magalhães nasceu em Novembro de 1971 em Lisboa. É Educadora de Infância.
Sandra Serra ilustra “O Ciclo do Papel”. É natural de Angola. Concluiu o Curso de Design Gráfico, na escola ARCO, em Lisboa, iniciando o seu percurso profissional na área da publicidade, em 1994. Desde 2004, dedica-se exclusivamente à Ilustração Infantil.
Sem Comentários