Entre os dias 10 e 20 de Novembro de 2022, o LEFFEST regressa a Lisboa e a Sintra para uma edição que promete e muito, e que passará pelo Cinema Nimas e Teatro Tivoli BBVA, ambos em Lisboa, e pelo Centro Cultural Olga Cadaval, MU.SA – Museu das Artes de Sintra e Palácio Nacional de Queluz, em Sintra.
Angela Davis, autora de obras como “A Liberdade é uma Luta Constante”, “As Prisões Estão Obsoletas?” ou o mais recente “Abolition. Feminism. Now”, marcará presença no diálogo com o público ao lado da também escritora Gina Dent, que acontecerá no dia 15 de Novembro, às 21h00, no Teatro Tivoli BBVA.
A conversa, moderada por Ines Branco López, pretende incentivar à reflexão e à partilha de ideias, com foco no abolicionismo. Como construir uma sociedade sem prisões, numa vertente feminista, anti-racista e anti-capitalista?
Esta conversa é um momento único e emblemático do programa Romper as Grades, que, através de um ciclo de filmes e debates, concertos, um espectáculo de dança interpretado por reclusos de um estabelecimento prisional da região, e uma extensão que se prolonga nos EPs do Linhó e de Tires, procura dar a conhecer melhor as prisões e o seu funcionamento. Tal como Angela Davis e Gina Dent defendem: para criar um olhar crítico, é preciso conhecer e aproximarmo-nos destes espaços. O ideal é uma sociedade sem prisões, mas como é possível imaginar esse cenário sem saber o que acontece do outro lado dos muros? As artes podem ser um modo de aproximar os mundos, através das palavras, dos sentimentos, dos sentidos, e esse assume-se como um dos objectivos principais do programa Romper as Grades.
A não perder é também a conversa “The Past, The Presente and The Future of David Cronenberg“, que terá lugar no dia 12 de Novembro, às 13h00, no Cinema Medeia Nimas. A ligação entre os elementos de ficção científica e do horror, assim como a exploração das intersecções entre a tecnologia, o corpo humano e o desejo, são marcas inconfundíveis do realizador de filmes como a “A Mosca” (1986), “Irmãos Inseparáveis” (1988), “Crash” (1996) ou “eXistenz” (1998). O seu filme mais recente, “Crimes of the Future”, abre a Selecção Oficial Fora de Competição da edição deste ano, e será exibido após a conversa.
Outro destaque que fazemos por aqui é para a presença de John Malkovich em “The Infamous Ramírez Hoffman“, uma criação de Anastasya Terenkova e John Malkovich, a partir da adaptação do livro “A Literatura Nazi nas Américas”, de Roberto Bolaño. Será a 12 de Novembro, pelas 21h00, no Teatro Tivoli BBVA.
“The Infamous Ramirez Hoffman é uma peça adaptada do livro A Literatura Nazi nas Américas, do autor chileno Roberto Bolaño. O livro apresenta histórias ficcionais de personagens nazis, algumas com ligações, embora ténues, ao mundo da literatura – tanto no real como no cenário criado por Bolaño. Embora tenha adaptado algumas das histórias do livro, no final, decidi concentrar-me apenas na história de Carlos Ramirez Hoffamn. Talvez um dia acabe por regressar às outras personagens numa espécie de continuação, ou até num formato totalmente diferente”, explica Malkovich a propósito desta peça musicada.
“The Infamous Ramirez Hoffman” fala-nos de um escritor para quem a estética se sobrepõe à ética, e que considera que a obra se deve valorizar acima de qualquer ideal humano. Um narrador anónimo, presente nos dois livros, conta-nos a história ficcionada de Ramirez Hoffman: um escritor de direita que se aproveita do golpe de estado chileno de 1973, que depôs o presidente Salvador Allende, para lançar uma campanha de poesia que engloba tortura e assassínio.
O livro “A Literatura Nazi nas Américas” retrata, de forma enciclopédica, um conjunto de biografias ficcionais de autores pan-americanos. Estes nazis literários – fascistas, fanáticos e reaccionários – são retratados numa galeria de gente alienada, snobes, egocêntricos e criminosos. Na realidade, Bolaño admitiu que este livro era baseado no mundo das letras, e em algum dos seus escritores, ora heróis, ora seres desprezíveis.
A peça é considerada um one-man show, centrado na personagem interpretada por Malkovich, o mencionado Ramirez Hoffman, e que é acompanhado em palco por um trio musical, cujos arranjos musicais são da responsabilidade de Anastasya Terenkova, com quem já havia colaborado em “Report on the Blind”, em 2017.
Estão ainda confirmadas as participações de Stephen Frears, Abel Ferrara, Jerzy Skolimowski, Mario Martone, Cristi Puiu e Aleksandr Sokurov. A programação inclui uma exposição com obras da artista palestina Malak Mattar, uma performance de dança coreografada por Olga Roriz e o grupo de bailarinos de reclusos do Linhó, além dos concertos de Archie Shepp e Dino D’Santiago.
A secção de Competição contará com 11 filmes de vários países, passando por produções realizadas na Europa, Ásia e África. Paulo Branco, o director do festival, destacou as duas longas-metragens iranianas presentes na Selecção Oficial em Competição: Leila’s Brothers, de Saeed Rustaee (exibido no Festival de Cannes), e Beyond the Wall, de Vahid Jalilvand (exibido no Festival de Veneza).
O LEFFEST apresentará ao público retrospectivas dedicadas aos filmes de Jim Carrey e do realizador multi-premiado Sérgio Tréfaut. O movimento L.A. Rebellion também marcará presença no evento com uma série de exibições.
O júri da competição será conduzido pelo cineasta Olivier Assayas, que também apresentará sua série “Irma Vep” (HBO) ao lado da actriz Alicia Vikander. O LEFFEST promove ainda as antestreias de “White Noise” (Noah Baumbach), “Armageddon Time” (James Gray), “Master Gardener” (Paul Schrader) e “All the Beauty and the Bloodshed” (Laura Poitras).
Desde as suas primeiras edições, o LEFFEST acolheu figuras importantes como Francis F. Coppola, David Lynch, Bernardo Bertolucci, Agnès Varda, Emir Kusturika, Lucrecia Martel, James Gray, Wim Wenders, David Cronenberg, Nan Goldin, Pedro Almodóvar, Wes Anderson, Jim Jarmusch, Nanni Moretti, Werner Schroeter, Léos Carax, Abel Ferrara, Piotr Anderszewski, Laurie Anderson, David Byrne, Teresa Villaverde, Isabelle Huppert, Don DeLillo, John Berger, Peter Handke, Wagner Moura, Maria João Pires, Fanny Ardant, Robert Pattinson, Monica Bellucci, Catherine Deneuve, John Malkovich, Alice Rohrwacher ou Willem Dafoe, entre muitos outros.
Toda a programação e informação sobre bilheteira está disponível, por dias, no site oficial.
Sem Comentários