Nascido na Islândia, país onde os livros policiais despontam como cogumelos selvagens, Ragnar Jónasson trabalhou em televisão e em rádio, tendo feito também uma perninha como jornalista na Radiotelevisão Nacional da Islândia. Actualmente é advogado e professor, profissões que compartilha com a ocupação de escritor, que já lhe valeu o estatuto de bestseller internacional. Ele que, ao longo da vida, traduziu já para o islandês 14 livros de Agatha Christie.
“Nuvem de Cinzas” (Topseller, 2018) é o segundo livro da série que tem como protagonista o inspector Ari Thór, história que sucede ao inaugural “Neve Cega”, com edição portuguesa também pela Topseller.
Enquanto um vulcão entra em erupção, um homem é encontrado assassinado, mostrando sinais de grande violência: tem a cara desfigurada e falta-lhe um olho. O morto dá pelo nome de Elías Freysson, um empresário que trabalhava num novo túnel, muito criticado pelos ambientalistas e que parece não ter deixado para trás muitos amigos.
Não faltam aqui suspeitos, ainda que, para o leitor, a busca pelo assassino seja algo de meramente simbólico, revelado muito cedo e sem provocar grande entusiasmo. Para além de Ari, que não consegue tirar da cabeça a sua relação falhada com Kristín – e que ganhou a alcunha de Reverendo por ter deixado a meio uma licenciatura em Teolohia -, Ragnar oferece uma galeria de outros personagens, quase todos envoltos numa penumbra pessoal: Kristín tenta refazer a sua vida, depois de Ari se ter enrolado com outra mulher; Tomás, o chefe da esquadra cuja mulher partiu para Reiquiavique para estudar, e cujo casamento parece ter lugar apenas no papel; Hlynur, que tem à perna um passado onde foi um bully dos piores; ou Ísrún, licenciada em Psicologia e que tenta refazer a sua vida como jornalista, tendo de lidar com um director difícil que a vê como uma ameaça.
A escrita de Ragnar é competente, sobretudo na forma como apresenta os cenários onde acontecem as várias fazes da narrativa, mas falta-lhe a frieza para o crime de muitos dos seus pares, bem como uma trama com mais tensão e sobressaltos.
1 Commentário
Boa noite. Nuvem de Cinzas é o terceiro volume da saga, sendo Noite Cega o segundo, penso. Não é muito claro, mas pelas datas de publicação, faz sentido.