Dirigida a pré-leitores que não tenham ainda chegado aos 4 anos de idade, a colecção Nunu é composta por livros cartonados e de cantos redondos – pouco propícios a acidentes -, com letras maiúsculas a partir de textos muito simples, tendo como protagonista um pequeno e muito sorridente elefante. Em cada livro surgem frases rimadas de dois versos, feitas de ritmo e uma musicalidade com um toque de hip-hop:
“Nunu prova com surpresa
Uma doce framboesa.”
As ilustrações são de Constanze v. Kitzing, que representa personagens e objectos « pintados em cores cores suaves sobre fundos neutros, conferindo-lhes um dinamismo que transmite, a cada uma das cenas, um ar de brincadeira.
“Nunu Brinca” (Kalandraka, 2018), um dos dois títulos da colecção que aterraram há pouco tempo nas livrarias, remete para a importância do brincar, seja a sós ou em boa companhia, algo fundamental para que se desenvolvam as habilidades motoras, o espírito de socialização e a apropriação do espaço envolvente.
Quanto a “Nunu Passeia” (Kalandraka, 2018), aponta para a fruição dos cinco sentidos, numa viagem onde o elefante se deixa envolver pelo calor do sol, o sabor dos frutos, o canto de um pássaro, o aroma das flores ou a beleza de um arco-íris.
Sem Comentários