Dois ratos encontram-se com diferentes pares de animais: ursos, rinocerontes, girafas, borboletas, pelicanos, crocodilos. A fila começa a ficar longa. “De certeza que é esta a fila para a Arca?”, pergunta uma das girafas. Que arca é esta? É a Arca de Noé, “não é apenas um barco de madeira, é a maior embarcação do mundo! Foi Deus que mandou Noé construí-la por causa do dilúvio universal”. Entre conversas na fila, o leitor fica a saber do anúncio do dilúvio, da inundação do planeta, da construção da embarcação – isto é, a história da Arca de Noé. Os dois ratos avançam entre os muitos animais, incrédulos e um pouco angustiados, ao sentir as primeiras gotas de chuva a cair. Irão todos para a Arca? Até que se ouve: “É entrar, é entrar, que o espetáculo vai começar!”.
“Na Fila para a Arca” (Kalandraka, 2021) é uma homenagem ao teatro, onde não falta humor, comédia e diversão. As ilustrações conciliam a técnica da colagem e da reciclagem, fazendo uso de cartões e de papéis coloridos – e, se o leitor for muito atento, irá descobrir – em diferentes páginas – as palavras “Entrée”, “Ticket” ou, simplesmente, números, recordando antigos bilhetes de espetáculos. No final, em página dupla, revela-se a fantástica entrada para Arca. E, se nas guardas iniciais o leitor é convidado a entrar no bosque, numa belíssima composição de lápis e manchas coloridas, as guardas finais indica-nos a saída da Arca. Um excelente conto. Uma magnífica proposta plástica. Um brilhante livro.
Antonis Papatheodoulou e Iris Samartzi foram vencedores da edição IX do Prémio Internacional Compostela de Álbum Ilustrado, com o livro “Uma última carta”. Antonis Papatheodoulou estudou Animação e Língua e Cultura Espanhola na Universidade Aberta da Grécia. Publicou mais de 40 livros infantis. Recebeu o Prémio de Livro Infantil da revista Diavaso, em 2011, e o Prémio Nacional Grego de Livro Ilustrado, em 2011 e 2012. Iris Samartzi estudou Desenho Gráfico e Arte. É ilustradora de livros infantis e professora de desenho no pré-escolar. Recebeu, entre outros, o Prémio Nacional de Livro Ilustrado da delegação grega da IBBY em 2012, galardão que repetiu em 2015. É, ainda, uma das autoras incluídas na Lista de Honra IBBY 2015.
Sem Comentários