A nossa visão será estática ou transformativa? É esta a grande questão que parece guiar-nos em “Mvsevm” (Orfeu Negro, 2019), um livro da dupla Javier Sáez Castán (texto) e Manuel Marsol (ilustrações), que é quase um thriller artístico.
Tudo começa com um carro que empana perto de um monte com uma casa no sopé, que apresenta um ar muito convidativo no seu discreto preto e branco. O protagonista do livro decide subir para procurar ajuda e, numa das janelas, vão surgindo outras janelas, onde moram quadros que parecem ter vida própria. Na porta lê-se MVSEVM, com uma tabuleta a anunciar “Come in we`re now open” – e um buraco para espreitar que parece um olho gigante.
Aos poucos, a estranheza vai tomando conta também do leitor, agora já dentro de portas. Entre outros, há um quadro da própria casa no momento presente, que inclui o carro empanado e que, muito ironicamente, tem por título Self Portrait. Há também animais que saltam dos quadros, tornando a fuga aparentemente impossível, e uma mulher de olhar meigo que parece ser a chave desta vertigem museológica.
Aos pequenos e grandes leitores serve-se aqui qualquer coisa como um Shinning cultural e silencioso, aquecido por uma vela que se vai acendendo e apagando ao sabor da imaginação. Tudo à boleia de ilustrações que são, também elas, quadros, num lugar onde a pop art encontra Van Gogh e o espírito retro regressa em grande através de cores vivaças.
—
Manuel Marsol recebeu o Prémio Internacional de Ilustração da Feira de Bolonha. É um ilustrador premiado que se dedica à criação de livros ilustrados para leitores de todas as idades. O seu talento singular leva-o a outras dimensões, transformando o álbum num objecto de maravilhamento. Na Orfeu Mini, é autor dos álbuns O Tempo do Gigante (com Carmen Chica) e Ahab e a Baleia Branca.
Javier Sáez Castán é um dos ilustradores mais destacados do panorama espanhol actual. Nos seus álbuns, cria poderosas narrativas visuais em que não faltam a ternura e o humor. Ilustra o estrambótico e premiado Animalário Universal do Professor Revillod e é autor d`O Lanche do Senhor Verde, ambos publicados na colecção Orfeu Mini.
Sem Comentários