Monster é uma popular série de mangá assinada – e desenhada – por Naoki Urasawa, originalmente editada no Japão entre Dezembro de 1994 e Dezembro de 2001 na revista de mangá seinen Big Comic Original. Uma série mais tarde adaptada a anime pelo estúdio Madhouse, contando com a realização de Masayuki Kojima – que, em Portugal, se encontra disponível na Netflix.
Os 162 capítulos de Monster foram compilados em 18 livros, sendo a aposta da portuguesa Devir a sua publicação em 9 volumes duplos, com um formato ligeiramente maior do que as habituais edições de mangá. “Monster 1” (Devir, 2023) reúne os primeiros 16 capítulos da série, e apresenta-nos ao promissor Dr. Kenzo Tenma, qualquer coisa como o Messi das cururgias do Hospital Memorial Eisler.
Tenma namora com a filha do director do hospital, uma rapariga que partilha com o pai o desenho mental de uma hierarquia na qualidade dos doentes que entram no hospital: “As vidas das pessoas não valem todas o mesmo”. No dia em que o director exige que Tenma troque o doente que se prepara para operar pelo Presidente da Câmara, Tenma decide dar prioridade a quem chegou primeiro: o sobrevivente de um assassinato a uma família, da qual fazia parte Liebert, conselheiro do Gabinete de Comércio Externo da Alemanha de Leste, e a esposa deste. O jovem que aguarda na mesa de operações, filho do casal, teve a frente do crânio perfurada por uma bala e, quanto à sua irmã gémea, consegue dizer apenas “Matem” em estado de choque.
Tenma acaba por conseguir, de forma milagrosa, salvar o jovem, mas a morte do presidente da câmara transforma-o de uma promessa com futuro a moço de recados, tudo por culpa de um jogo de interesses, manipulação e o dedo vingativo do director. A juntar a tudo isto, a namorada também o abandona, trocando-o por alguém com mais algarismos na conta bancária. Tenma sente-se, ainda assim, reconciliado consigo próprio e o juramento que fez enquanto médico, encarando os trabalhos menores com a mesma seriedade e empenho de anes.
O que Tenma ainda não sabe é que Jonah, o rapaz que salvou, se irá transformar num Monstro, e que terá de partir numa viagem para tentar travá-lo, enfrentando acusações de ser ele o assassino de vários casais de meia-idade sem filhos, mortos uns a seguir aos outros.
Situado numa Alemanha às voltas com a reunificação, Monster é um thriller que gira em volta da ideia de mal absoluto, levantando pelo caminho questões sobre a justiça, a ética ou a vingança, num mundo dominado num sistema de classes que vai deixando muitos de fora. O segundo volume de Monster está já disponível nas livrarias.
Sem Comentários