Aproveitando uma aberta é um projecto de escrita, interpretação e vídeo pensado por Madalena Alfaia durante o primeiro grande confinamento de 2020. O nome toma de empréstimo o título de um quadro exposto no Museu de Lisboa, mas explica-se melhor no subtítulo: Quatro monólogos para quatro actores em quatro divisões da casa.
A carta branca foi dada a três autores (e à própria Madalena) para escreverem um monólogo, a ser interpretado por quatro actores, cada um numa divisão da sua casa, propondo um olhar sobre o mundo a partir do espaço doméstico: um trabalho de escrita (do autor) com um destinatário particular (o actor), num cenário específico (uma divisão da casa), filmado em circunstâncias singulares.
Os monólogos foram escritos na Primavera e as filmagens decorreram no Verão. Os vídeos foram apresentados no Outono e, neste momento, estão disponíveis online, disponíveis online, vídeos que partilhamos mais abaixo.
Desta Aberta fizeram parte Matilde Campilho – que escreveu para Vítor D’Andrade, na cozinha -, Valério Romão – que escreveu para Carla Bolito, na casa de banho -, Madalena Alfaia – que escreveu para David Pereira Bastos, no quarto – e Jacinto Lucas Pires – que escreveu para Rita Durão, na sala de estar.
Ficha técnica:
João Gambino: realização e montagem
Ana Almeida: som
Filipe Melo: música
Bruno Simão: documentação fotográfica
Co-produção: Museu de Lisboa / Egeac
Os monólogos foram publicados no Ípsilon/Público e podem ser lidos aqui (conteúdo exclusivo para assinantes).
Sem Comentários