É mais uma edição com o selo, o primor gráfico e o requinte das Edições Tinta da China, que aqui olha para a identidade lisboeta através das suas lojas. Iniciado em 2015 pela mão da Câmara Municipal de Lisboa, o projecto Lojas com História avançou com o propósito de preservar e dinamizar este património, parte fundamental da identidade da cidade.
O primeiro livro foi publicado em 2017, uma viagem pela história de alguns dos primeiros estabelecimentos da cidade a serem distinguidos no âmbito deste programa. Seguiu-se, mais recentemente, “Lojas com História 2” (Tinta da China, 2020), onde se viaja pelo melhor da noite lisboeta – entre aperitivos, refeições bem servidas ou uma ida a uma casa de fado -, se espreitam as estantes de duas livrarias históricas, se vagueia por alguns dos bairros emblemáticos da cidade ou se faz a festa na baixa lisboeta, entre retroseiros, antiguidades, selos, bebidas alcóolicas ou instrumentos musicais. E ainda há tempo para fazer a barba à antiga, antes de se experimentar um fato confeccionado à medida (e à antiga).
O trabalho gráfico é, uma vez mais, exemplar, numa edição que inclui fotos fantásticas, mapas, histórias bem contadas, textos-testemunho e um glossário final com nomes e moradas. Cheira bem. Cheira a Lisboa.
Sem Comentários