O ilustrador João Sequeira esteve na edição deste ano do festival literário Livros a Oeste para, juntamente com André Morgado, falar de BD aos mais novos, numa sessão que decorreu na Escola Básica João das Regras. Antes disso teve tempo para dar umas voltas pela Lourinhã, assistindo também a algumas das sessões do festival. O Deus Me Livro publica agora os desenhos que acrescentou – com curtos comentários – ao seu diário gráfico, durante a curta estadia na Lourinhã. Se tudo correr bem, em 2020 teremos por aqui uma reportagem gráfica diária do Livros a Oeste.
João Sequeira, Portalegre (1971). Licenciado em Arquitectura (1995). Frequentou os cursos de Desenho na SNBA, Desenho e Pintura no atelier Arte Ilimitada, Banda-Desenhada no CITEN e Design de Animação e Multimédia na ESTG-Portalegre. Faz BD desde 1994, tendo participado nos fanzines Alçapão, Gambuzine, Tertúlia BDzine e Efeméride. Ao longo dos anos participou em diversas exposições individuais e colectivas com trabalhos de desenho e banda desenhada.
Em 2005 publica o álbum “Metamorfina” (texto de Miguel Mocho e edição Bedeteca de Lisboa); em 2012, “Psicose” (texto de Miguel Costa Ferreira e edição da El Pep); em 2014, “F(r)icções“ (texto de Nuno Duarte e edição da El Pep); e, em 2015, “Tormenta” (texto de André Oliveira e edição da Polvo Editora).
Em 2010 ganha o 1º prémio (escalão A+) no festival de BD da Amadora com a BD “República” e, em 2011, o 1º prémio (escalão B) no festival Moura BD com a BD “Movimento perpétuo”, ambas com texto de Miguel Costa Ferreira.
Em 2016 conquista o Prémio Nacional de BD de “Melhor Desenho para Álbum Português” com “Tormenta”, e o mesmo álbum garante-lhe uma nomeação para o Galardão de Excelência na Ilustração da Comic Con Portugal.
Em 2017 publica o álbum “Lugar Maldito” (texto de André Oliveira e edição da Polvo Editora), nomeado para melhor álbum e melhor desenho no festival Comic Con – e para melhor desenho e melhor argumento no festival Amadora BD.
Entre Dezembro de 2017 e Fevereiro de 2018, ao abrigo de uma bolsa de investigação da Faculdade de Sociologia e Ciências Humanas e da Fundação Calouste Gulbenkian, desenha, no local, todas as fortalezas medievais da fronteira portuguesa, com base no desenhos de Duarte D´Armas de 1508, que serão publicados no “Novo Livro das Fortalezas”, cujo lançamento está previsto para este ano.
É docente das cadeiras de Desenho e Técnicas de Expressão Visual na ESTG em Portalegre desde Novembro de 2018.
—
Foto gentilmente cedida pelo Município da Lourinhã.
Ilustrações originais de João Sequeira.
O Deus Me Livro esteve na Lourinhã a convite do Município da Lourinhã, organizador do festival literário Livros a Oeste – com o programador João Morales.
Sem Comentários