A Upa editora é uma jovem editora independente, especializada na criação de livros ilustrados destinados a leitores de todas as idades, com ênfase na literatura para bebés. Livros que valorizam a diversidade, criam memórias, despertam a curiosidade, alimentam a imaginação e andam de mãos dadas com a fantasia, apreciando leitores perguntadores – por isso cuidam da palavra como algo precioso.
O livro, enquanto objecto, apresenta-se resistente às mãos de um jovem leitor, curioso e explorador, com o tamanho adequado e aguçando a leitura com a imagem da capa – mas também nas guardas.
“Livro do Outono” (Upa Editora, 2022) surpreende-nos com as pequenas e simples coisas da vida. O ping ping cai lá fora. Será chuva? Será vento? Os primeiros pingos de Outono são visíveis pela janela, enquanto o sopro do vento nos oferece folhas dançarinas de diferentes cores e formas, dificultando o passeio à chuva enquanto o chapéu rodopia, rodopia. O convite fica feito: calça as tuas botas e vem dançar em todas as poças de água que encontrares.
A memória dos dias de Outono, presentes no poema de Isabel Peixeiro, traz-nos o som da alegria de ser criança, de sentir o frio no rosto, de sonhar em ser pássaro e descobrir segredos e encantos em cada folha esvoaçante. O lúdico habita entre páginas, ilustradas por Vitor Hugo Matos, onde há detalhes para explorar e sons para replicar.
Isabel Peixeiro foi investigadora em Biologia e Genética Molecular. É leitora e amante da palavra. Em 2018, integrou o projecto Re-Word-It. Actualmente, é mediadora de ateliers de escrita, leitura e metacognição para crianças, jovens e adultos. É a criadora de Grandes Histórias em Mãos Pequenas, onde escreve sobre livros infantis e juvenis. É co-autora dos livros “Razões para Ler” (1 e 2), recomendados pelo PNL2027. É autora de livros infantis e, em 2021, venceu o Prémio Matilde Rosa Araújo com o conto infantil “Vai subir ou vai descer?”. Dedica-se ainda à curadoria de livros infanto.juvenis no Kit Literário.
Sem Comentários