Entre os dias 11 e 13 de Maio, Matosinhos irá receber a 12ª edição do festival LeV – Literatura em Viagem que, neste ano de 2018 irá reflectir sobre “O romance das cidades”. Num programa onde há ainda vários espaços em branco, o destaque maior vai para a presença do britânico, autor, entre outros romances, do recomendadíssimo “A Casa do Sono”. De acordo com o press release, esta será “uma viagem por cinco cidades icónicas do património imaterial mundial, sabendo que as eleitas poderiam ser cinquenta ou quinhentas”.
A conferência inaugural da edição deste ano, ainda sem orador designado, vai ter lugar no dia 11 de maio, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, seguindo-se dois dias com mesas de discussão sobre as cidades de Matosinhos, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Paris e Jerusalém.
Para falar de um conjunto de cidades como Matosinhos, Porto, Madrid, Mindelo e São Paulo estarão Jorge Louraço, Inmaculada Alvear de Bernabé, Cecília Ferreira, Caplan Bernardo Costa Neves, Luís Miguel González Cruz, uma mesa intitulada “As cidades da dramaturgia”. Sobre o Rio de Janeiro vão reunir-se Adriana Calcanhotto e Alexandra Lucas Coelho, enquanto a cidade de Nova Iorque vai estar no centro da conversa entre a jornalista e escritora portuguesa Isabel Lucas e o escritor João Tordo, que este ano publicou o recomendado “Ensina-me a voar sobre os telhados”. Quanto a Jerusalém, vai fazer parte da mesa de discussão onde estarão presentes Miguel Miranda e Sheikh David Munir, enquanto o poeta e letrista islandês Sjón Sigurdsson, que várias vezes trabalhou com a cantora Björk, e o antigo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, vão falar sobre “as cidades literárias”. Já sobre Paris, cidade das luzes, quem iluminará a conversa permanece ainda um mistério.
O prato forte será servido a 13 de maio, quando Tito Couto e Hélder Gomes conduzirem uma entrevista de vida ao britânico Jonathan Coe. Eduardo Souto Moura, Enric González, Filipa Melo, João Luís Barreto Guimarães, João Tordo, Pedro Abrunhosa, Sheikh David Munir e Sjón são outros dos nomes que se irão juntar .
A edição de 2018, que volta a coincidir com as festas do Senhor de Matosinhos, vai incluir ainda exposições. Na Galeria Municipal e a partir de dia 7 de maio estará a exposição «Acordo Fotográfico», de Sandra Barão Nobre, um apanhado do trabalho do site com o mesmo nome, lançado em dezembro de 2011, que junta fotografias e textos numa homenagem ao acto de leitura. Quanto à Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe a Exposição «Raízes», de Maria Beatitude, que apresenta um conjunto de pinturas e uma instalação artística num tributo às mulheres da sua família, à ligação à terra e às memórias do passado.
Não esquecer as escolas, que serão visitadas por escritores como Patrícia Muller ou Richard Zimler. Última nota para a Oficina de Escrita Criativa orientada por Filipa Melo, que acontece na manhã de domingo, 13 de Maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, para a qual as inscrições já se encontram abertas (inscrições e informações: bmfe@cm-matosinhos.pt).
Sem Comentários