Passaram 100 anos sobre o nascimento de Jorge de Sena, e a Casa Fernando Pessoa vai dedicar um dia à sua poesia e à sua relação com a de Pessoa. Será no dia 10 de Outubro, no Atelier-Museu Júlio Pomar.
A 3 de Outubro, Andrea Ragusa, investigador e tradutor, apresenta Boccaccio, poeta lido por Pessoa, no anfiteatro técnico de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo, vizinha da Casa Fernando Pessoa em Campo de Ourique.
Regressa-se também a Lisbon Revisited – Dias de Poesia, ficando disponível o registo sonoro deste encontro internacional, gravado no Teatro Maria Matos. O podcast agora lançado é qualquer coisa como uma máquina do tempo programada para Junho passado, que permite ouvir outra vez os dias de poesia que já foram enquanto não chegam os novos.
Na Casa Fernando Pessoa está também de regresso o Clube dos Poetas Vivos: André Tecedeiro é o poeta da primeira sessão de Outono, marcada para 15 de Outubro.
Fica toda a programação da Casa Fernando Pessoa para as próximas semanas.
AULAS DE POESIA MUNDIAL
Giovanni Boccaccio
por Andrea Ragusa
3 OUT
Quinta às 18h30
Duração 90′
Entrada livre (sujeita à lotação da sala)
Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Anfiteatro técnico de cozinha
Rua Saraiva de Carvalho, 41
Boccacio, poeta leitor de Dante Alighieri, foi também lido por Pessoa. Investigador e tradutor de Pessoa para italiano, Andrea Ragusa dá a aula dedicada ao autor de Decameron – onde a literatura em textos curtos serve para criticar costumes e natureza humana.
PODCAST
Lisbon Revisited
Dias de Poesia: para ouvir
Duração 57′
Publicamos aqui o primeiro episódio do podcast da Casa Fernando Pessoa, recordando o encontro internacional Lisbon Revisited – Dias de Poesia. Quinzenalmente, enquanto preparamos a próxima edição, recordamos os poemas e as conversas que juntaram em Junho, no palco do Teatro Maria Matos, quem lê e quem escreve poesia.
Para começar o encontro, Clara Riso, directora da Casa Fernando Pessoa, deu a conhecer o programa e “leitores especializados” apresentaram os poetas desta edição.
Com Clara Riso, Marta Lança, Ana Paula Tavares, Ricardo Marques, Billy Collins, António Guerreiro, Daniel Jonas, Maria Sequeira Mendes e Mónica de la Torre.
O registo disponibilizado capta o som ouvido na sala. Os conteúdos são em português e inglês, as línguas de trabalho do encontro.
COLÓQUIO
Sena e Pessoa
10 OUT
Quinta das 10h às 18h
Entrada livre
Atelier-Museu Júlio Pomar
Rua do Vale, nº7
As escadas do número de 16 da Coelho da Rocha hão-de ter sido lugar de encontro entre Fernando Pessoa e Jorge de Sena, quando este, mais novo, ali visitava uma tia-avó. 100 anos depois do nascimento de Jorge de Sena, dedicamos um dia a estudar a sua obra, fora de casa, perto, no lugar onde trabalhou Júlio Pomar.
PROGRAMA:
10h –10h15
Boas-vindas e abertura · Clara Riso
10h15 – 11h15
Unitários por Defeito · Silvina Rodrigues Lopes
11h30 – 13h
Duas ideias de poesia: fingimento poético e o testemunho (Pessoa e Sena) · Patrícia Soares Martins
Jorge de Sena e o Livro do Desassossego · José Manuel de Vasconcelos
[Título a anunciar] · Bernardo Pinto de Almeida
Moderação: Fernando JB Martinho
············
15h – 16h
Jorge de Sena e os “litras” · Fernando J.B. Martinho
Jorge de Sena, contemporâneo de Fernando Pessoa · Golgona Anghel
Moderação: Isabel de Sena
16h15 – 17h15
Sena e Pessoa, com alguns amigos ao fundo · Gilda Santos
“Porque nos parecem mais vivos homens cuja vida inteiramente desconhecemos”? Algumas observações acerca da relação entre Sena e Pessoa · Fátima Freitas Morna
Moderação: Clara Riso
17h15 – 17h45
Conclusões · Isabel de Sena e Fernando J.B. Martinho
Organização: Casa Fernando Pessoa
Coordenação: Fernando J. B. Martinho e Isabel de Sena
Sem Comentários