É um daqueles livros que, no que diz respeito ao universo infanto-juvenil nacional, pode já ser considerado um clássico. “Hoje Sinto-me…” (Orfeu Negro, 2021 – nova edição), com texto e ilustrações de Madalena Moniz, chega este ano à sua 3ª edição. Uma edição que, citando Rui Reininho e os GNR em “Impressões Digitais”, surge “revista e aumentada”, reunindo ilustrações da edição original e outras desenhadas para as treze edições estrangeiras, do livro que recebeu uma Menção Especial Opera Prima na Feira Internacional de Bolonha.
Madalena Moniz assina aqui um muito poético ABC dos sentimentos, pintado com aguarela e tinta-da-china, que oferece ao pequeno leitor uma paleta de sentimentos que o ajudarão a criar um valoroso arsenal de sentimentos, no qual as ilustrações desempenham um papel revelador das emoções que percorrem o corpo da cabeça aos pés.
Um livro onde o Amor surge com audacidade, o Wireless como a liberdade total e sem qualquer fio e no qual o Frio e a neve são sinónimo de pura Felicidade. Há um jogo muito bem jogado entre a fonte escolhida, as palavras e as ilustrações, e pormenores deliciosos como um quadro de giz, um cachecol ou aquele símbolo que desperta o imaginário para o super-herói que gosta de usar roupa interior por cima das calças. Uma viagem de A a Z que está ao nível de um inter-rail sentimental, aberto a todas as idades.
Madalena Moniz é ilustradora e designer gráfica. Estudou Ilustração no Ar.Co e na Escola de Artes Criativas, em Inglaterra. “Hoje Sinto-me” recebeu a Menção Especial dos Prémios Bologna Ragazzi na categoria Opera Prima e integrou a Exposição do Festival de Literatura Infanto-Juvenil pelo Prémio Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2018, a autora publicou na Orfeu Mini o álbum “João Timoneiro”.
Sem Comentários