Foi, para o Deus Me Livro, um dos melhores livros infanto-juvenis do ano de 2017: “Histórias de Adormecer para Raparigas Rebeldes” (Nuvem de Tinta, 2017), de Elena Favilli e Francesca Cavallo, cem curtas e muito resumidas histórias sobre 100 mulheres que, de alguma forma, são um exemplo a seguir, uma fonte de inspiração ou convidam a uma reflexão profunda sobre as diferenças de género que, apesar de – pelo menos na frente ocidental – se terem esbatido nas últimas décadas, continuam a persistir.
Por estas histórias de adormecer passam personagens como a talentosa Frida Kahlo, a líder natural Cleópatra ou a enorme activista Malala, mas também mulheres desconhecidas que, mesmo fora dos livros de História, experienciaram algo que as transformaram num motivo de esperança para que, um dia, as conversas de género sejam assim como as discussões de bola num café: puro fait-divers.
As ilustrações usam e abusam da cor, variando nas técnicas – há quase caricaturas, registos em tom fotográfico ou piscares de olho à pop art – consoante a época e as mulheres retratadas. Para sonhos extraordinários, nada melhor do que estas pequenas-grandes e muito inspiradoras histórias.
..
Elena Favilli é uma jornalista premiada e empreendedora na área da comunicação social. Colaborou com a revista COLORS, com a McSweeney`s, com a RAI, o II Post e o La Republica, e geriu noticiários digitais de ambos os lados do Atântico. Tem um mestrado em Semiótica pela Universidade de Bolonha (Itália) e estudou Jornalismo Digital na Universidade de Berkeley. Em 2011, com Francesca Cavallo, criou a primeira revista para crianças para iPad, a Timbuktu Labs.
Francesca Cavallo é escritora e encenadora premiada. Tem um mestrado em Direcção Teatral pela Escola de Artes Dramáticas “Paolo Grassi”, em Milão (Itãlia). Inovadora social apaixonada, é fundadora do Sferracavalli, um Festival Internacional de Imaginação Sustentável, no Sul de Itália. Em 2011, uniu esforços a Elena Favalli para fundar a Timbuktu Labs, onde exerce o cargo de Directora Criativa.
Sem Comentários