Quando entram na idade dos porquês, os mais pequenos tendem a colocar todo o tipo de questões aos adultos, desde “porque é que o céu é azul?” a “porque é que tens cabelos brancos?”. Isto até que, um olhar mais atento sobre o mundo, os faz avançar para perguntas mais complexas, às quais os adultos não conseguem encontrar palavras ou uma resposta que os satisfaça. Uma dessas questões poderia muito bem ser “porque é que existe guerra?”, tema que os próprios graúdos, muitas vezes, têm dificuldade de entender, mesmo recorrendo ao google ou a enciclopédias feitas de muitos volumes.
Em 1972, David McKee, um dos autores mais apreciados do universo da literatura infantil, decidiu desenhar uma história que abordasse este tema complexo e incontornável, e que fosse lida por miúdos e graúdos. Inédita em Portugal durante quarenta e quatro anos, “História verdadeira e triste de seis homens que procuravam a paz” (Nuvem de Letras, 2016) chega finalmente às livrarias nacionais numa bela edição da Nuvem de Letras, editora que antes já nos havia brindado com o maravilhoso primeiro volume de “Histórias inesquecíveis” (ler texto aqui) – onde alguns dos grandes clássicos eram contados às crianças por alguns dos mais recomendados escritores da actualidade. Por aqui espera-se que a editora, uma chancela do grupo Penguin Random House português, continue a sua aposta na literatura infantil.
“Era uma vez seis homens que correram mundo em busca de um lugar onde pudessem viver e trabalhar em paz”. É desta forma simples e (cada vez mais) de propensão utópica que começa esta história. Os homens acabam por encontrar esse lugar, construindo as suas casas, cultivando as suas terras e acabando por enriquecer. Porém, quanto mais ricos ficavam, mais cresciam as preocupações, temendo que ladrões chegassem para lhes roubar a fortuna que iam amontoando. As inquietações eram tantas que já pouco trabalhavam, decidindo construir uma grande torre para que pudessem ver toda a terra em seu redor. Mas o tempo que passavam a subir e a descer escadas era tanto que tinham medo de perder a aproximação de algum estranho, por isso decidiram contratar seis fortes soldados para os proteger do perigo. A partir daí, já nada foi como dantes.
Com ilustrações de traço fino a preto e branco, David McKee apresenta com impressionante mestria todo o absurdo da condição humana, mais entretida em procurar a fortuna e em apurar a ganância do que em viver em harmonia num planeta que já esteve mais longe de ficar inabitável. Apesar da exclusividade do preto e branco há outras cores que saltam das páginas, mostrando que este ciclo vicioso e absurdo se faz de cores vivas que vão deixando muitas marcas e corpos pelo caminho. Agora, da próxima vez que lhe perguntarem “porque é que existe guerra?”, já não precisam de tentar encontrar palavras que façam sentido onde o sentido não existe. Peguem antes neste livro de David McKee e comecem como em todas as histórias: “Era uma vez seis homens que procuravam um lugar onde pudessem viver e trabalhar em paz.”
1 Commentário
A Paz esta dentro de nos significa te-la mesmo no meio de problemas e das tempestades