Entre os dias 11 a 13 de Outubro, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa, terá lugar mais uma edição do Fórum Fantástico, com uma programação diversificada que irá da Ficção Científica à Fantasia, da Literatura ao Cinema, da Banda Desenhada aos Jogos.
Ian Watson e Cristina Macía são os convidados estrangeiros da edição de 2019. O escritor britânico Ian Watson tem dezenas de livros no currículo, três deles publicados em Portugal, além de ter sido o argumentista de “IA – Inteligência Artificial”, filme onde começou por trabalhar com Stanley Kubrick e, mais tarde, com Steven Spielberg, realizador que haveria de concluir o icónico filme.
A espanhola Cristina Macía é editora, sendo uma das impulsionadoras da série de antologias Alucinadas – que tem reunido contos de escritoras espanholas de fantástico – e tradutora – como, por exemplo, da Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin.
Aproveitando a celebração dos 20 anos do filme “Matrix” e o meio século do lançamento do livro “Eis o Homem”, de Michael Moorcock, a presença da Religião na Ficção Científica, no Fantástico, na História Alternativa e em outras formas de efabulação será um dos tópicos abordados.
A programação conta ainda com a participação de dezenas de criadores nacionais, reservando muitos lançamentos em primeira mão: a antologia de banda desenhada “Apocryphus – Ficção Científica”, a reedição do clássico “Caçador de Brinquedos”, de João Barreiros, ou a edição do premiado “As Sombras de Lázaro”, de Pedro Lucas Martins, ou o lançamento da primeira Antologia Queer de Literatura Fantástica.
Inúmeros temas irão animar os painéis e debates planeados, como o paralelismo entre Manuel de Lima e Mário Henrique-Leiria, a nova Colecção Série B, o ciclo de super-heróis Aurora Boreal, de José de Matos-Cruz, a arte apocalíptica de Pedro de Kastro ou a fantasia angolana Lenguluka, de Onofre dos Santos.
O Fórum Fantástico 2019 será também o local para a celebração do melhor que se faz em Portugal, este ano com a votação e atribuição dos Prémios Adamastor, António de Macedo e Ataegina.
Haverá lugar para workshops de criação artística e tecnológica, exposições, demonstrações de jogos, sessões de curtas-metragens e actividades para os mais novos, entre outras. Em antecipação, irão ocorrer algumas actividades entre os dias 27 e 29 de Setembro no Festival Vapor, uma iniciativa desenvolvida pelo Museu Nacional Ferroviário e a Câmara Municipal do Entroncamento.
A organização é da Épica – Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes, com o apoio da Junta de Freguesia do Lumiar e da BLX – Rede de Bibliotecas de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa.
Sem Comentários