O FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos está de regresso entre os dias 14 e 24 de Outubro, numa edição presencial que terá como tema “O outro”. A filosofia, essa, segue a linha das edições anteriores, distribuindo-se por várias áreas temáticas, todas elas com curadoria: FOLIO Autores – Ana Sousa Dias e Pedro Sousa; FOLIO Educa – Ana Sofia Godinho: FOLIO Ilustra – Mafalda Milhões; FOLIA – programação a cargo da Fundação Inatel; FOLIO Mais – José Pinho; FOLIO BD – Pedro Moura; FOLIO Boémia – Maria Salvador e Catarina Machado
Serão 16 mesas e debates no FOLIO Autores, 35 iniciativas no FOLIO Educa, 75 actividades do FOLIO Mais, Banda Desenhada e FOLIO Ilustra, 23 concertos, 12 exposições. Ao todo, 161 actividades ao longo de 11 dias e 175 autores e escritores presentes na edição de 2021. A internacionalização do festival continua a ser uma aposta: na vertente do FOLIO Autores, 30 por cento do programa é composto por convidados estrangeiros; o FOLIO Educa e o FOLIO Mais receberão convidados oradores de países como o Brasil, Bélgica, Turquia, Itália, Espanha, entre outros.
Em termos de novidades, será lançada a primeira edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, que tem como objectivo promover jovens escritores jovens escritores moçambicanos. Quanto ao Prémio Literário Fernando Leite Couto, é uma parceria entre a fundação com o mesmo nome (criada pelo pai do escritor Mia Couto, em Maputo), a Câmara de Comércio Portugal Moçambique e a Câmara Municipal de Óbidos.
O FOLIO 2021 contará igualmente com uma nova área de programação ligada à banda desenhada, que inclui uma exposição e workshops ao longo da semana para públicos com mais de 12 anos de idade.
Relativamente à linha de Programação FOLIO Ilustra, irá celebrar-se a obra de José Aurélio e os 50 anos da Galeria Ogiva, em Óbidos.
Haverá ainda o evento Óbidos Living Streets, a decorrer em simultâneo com o FOLIO. A Porta da Vila transforma-se num local vivo, com vida e cujo conceito será ligado à sustentabilidade, ao ambiente, à criação de uma zona pedonal e um mercado de frutas, flores e livros, actividades de educação ambiental para crianças e animação musical.
Com objectivo de tornar o evento mais inclusivo, em parceria com a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, vai ser criado um folheto em braille.
O evento decorre por todo o centro histórico da Vila de Óbidos. Haverá uma tenda montada na Praça de Santa Maria, que será o palco principal e onde irá decorrer a maior parte das sessões. Existirá ainda uma segunda tenda na Cerca do Castelo, onde se realizarão todos os concertos da Folia. Os Museus e Galerias e Casa da Música e livrarias serão novamente palco de algumas das actividades do festival.
O Programa, apresentado dia a dia, já se encontra disponível aqui.
Sem Comentários