É, a par de conversas literárias, declamações de poesia, apresentações de livros, concertos e muita folia, um dos pontos altos de cada edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos. Falamos da PIM!, a mostra de ilustração com curadoria de Mafalda Milhões que, agarrando no tema da Inquietação, convidou ilustradorxs a imaginar um cartaz de protesto. O resultado é “O Lugar da Inquietação para Imaginar o Mundo”, com textos rabinos de Isabel Minhós Martins e a criação e concepção de peças ilustradas de Mantraste, que transformou a sala de exposições numa rua em protesto, oferecendo-nos as suas, as nossas e também as palavras de inquietação da pequenada. Para visitar, até 31 de Janeiro do próximo ano, na Galeria Nova Ogiva, em Óbidos.
Exposição: PIM!_ O Lugar da Inquietação Para Imaginar o Mundo
Curadoria: Mafalda Milhões
Texto: Isabel Minhós Martins
Ilustração, criação e concepção de peças ilustradas: Mantraste
Design e concepção gráfica: GRACAL
Produção: Matilde Milhões Maia
Montagem: João Belga e Nuno Bettencourt
Local: Galeria Nova Ogiva, Óbidos
Datas: 12 Outubro ’24 a 31 Janeiro ’25
Apresentação:
Uma manifestação
Pode ser (talvez já seja) uma mostra de Ilustração!
Este ano, convidamos todos os ilustradores a sair à rua, a juntarem-se e a caminhar lado a lado para que se continue a pisar este chão que é de todos em liberdade.
Fizemos um convite ao manifesto, a unir a multiplicidade de mundos que nos habitam e apagar as fronteiras que nos impõem para que possamos estar cada vez mais unidos porque estas fronteiras na verdade não existem realmente.
Queremos fazer-nos ouvir e também dar voz. Ocupando os espaços que nos são comuns no desejo de fazer das nossas inquietações e vontades várias combustível para o motor que faz o mundo crescer todos os dias e ser pouco a pouco um lugar melhor.
Quisemos fazer uma arruada, expor uma colecção de manifestações que juntas resultaram em pregões, palavras de ordem e poesia.
A PIM!_ Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo é um colectivo, uma força que nasce de um movimento comum conjunto de se ser e mover, ocupar os sítios que nos pertencem. Este ano o ilustrador convidado é o Lord Mantraste,que faz da galeria Nova Ogiva a casa da Pequena Paz. A Isabel Minhós, inquieta e corajosa, escreve as paredes e desperta consciências. Aos dois autores junta-se a um colectivo de ilustradores que ousaram ler o mundo sem medo e ilustrar as suas inquietações dando forma/cor/sentido às suas causas.
O Fólio Ilustra é o resultado de um encontro de criadores inquietos que celebram a literatura e a criação em liberdade.
Causas visíveis, invisíveis, causas minúsculas, maiúsculas e gigantescas, causas de algibeira, causas de sonho… convidamos-vos agora a explorar as dimensões da inquietação, usar a voz, as palavras e a criar espaço para o diálogo. Interessa-nos pensar em conjunto, lutar pelo que acreditamos sabendo que não estamos sós. Somos nós! Pela Paz! Pelo Mundo!
A galeria Nova Ogiva será este lugar, de imaginar o Mundo Inquieto, humano, consciente, capaz de se activar colectivamente seja qual for a causa.
Quais são as tuas palavras de ordem?
Mafalda Milhões
Curadoria FOLIO Ilustra
Fotos: Luísa Velez
Sem Comentários