São mais de duas as dezenas de escritores confirmados para a 5ª edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, que irá decorrer de 10 a 20 de Outubro com “O Tempo e o Medo” como pano de fundo.
O amor, a morte, a religião, a guerra e as alterações climáticas serão alguns dos motes para diálogos com os autores, intermediados por moderadores das áreas do jornalismo e da crítica literária.
No campo internacional, o festival irá contar com a presença de escritores como Mathias Énard – autor do romance “A Bússola”, Prémio Goncourt em 2015 -, Geovani Martins – autor de “O Sol na Cabeça” e de momento em alta no universo literário brasileiro -, Donald Ray Pollock – de quem a Sextante lançou recentemente “Banquete no Paraíso – ou Marina Perezagua – autora dos recomendados “Yoro” e “Tempestade”, ambos publicados em Portugal pela Elsinore.
Quanto a escritores portugueses, estão confirmadas as presenças de Hélia Correia, Alexandre Andrade, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, José Eduardo Agualusa, José Gil, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Ricardo Araújo Pereira e Valter Hugo Mãe.
Relativamente às curadorias, a grande novidade vai para a jornalista Ana Sousa Dias, que será a curadora do Folio Autores, com a missão de servir as melhores mesas de debate. Curadoria que será repartida com Pedro Sousa, da Sociedade Vila Literária. Quanto às restantes, nada de novo: no Folio Educa mantém-se a curadoria de Maria José Vitorino e, no Folio Ilustra, a de Mafalda Milhões; a Folia ficará sob a responsabilidade da empresa municipal Óbidos Criativa, liderada por Ricardo Ribeiro; já o Folio +, o capítulo mais alternativo e festivo do festival, ficará a cargo da Livraria Ler Devagar, gerida por José Pinho.
As mesas de cada sessão serão compostas por um ou dois autores. As sessões terão lugar às sextas, sábados e domingos.
O festival teve a sua primeira edição em 2015, num investimento que chegou a um então impensável meio milhão de euros, comparticipados por fundos comunitários. Desde então e mesmo com orçamentos mais modestos, o Folio tem-se afirmado como palco de lançamentos de livros, debates, mesas redondas, entrevistas, sessões de autógrafos e conversas entre escritores e leitores. Em termos estatísticos, a última edição contou com 831 horas de programação e envolveu 554 participantes, entre autores, pensadores, artistas e criativos, que participaram em 26 mesas de escritores, 25 concertos e 13 exposições.
Mais detalhes sobre a programação e novos nomes serão anunciados em breve.
Lista de autores já confirmados (por países):
Hélia Correia, José Gil, Dulce Maria Cardoso, José Eduardo Agualusa, Valter Hugo Mãe, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Gonçalo M. Tavares, Alexandre Andrade, Ricardo Araújo Pereira (Portugal)
Geovani Martins, Francisco Bosco e Paulo Werneck [editor da revista 451] (Brasil)
Mathias Énard e Frédéric Martel (França)
Donald Ray Pollock (EUA)
Ralph Rothmann (Alemanha)
Arne Dahl (Suécia)
Christoffer Petersen (Dinamarca/Gronelândia)
Elena Varvello (Itália)
Zeruya Shalev (Israel)
Marina Perezagua (Espanha)
Ece Temelkuran (Turquia)
Fotos: Luísa Velez/Deus Me Livro
Sem Comentários