Chancela da Penguin Livros, a Lilliput lançou uma colecção de novelas gráficas, destinada aos mais pequenos e às suas primeiras leituras. Da conceituada autora canadiana Cathon. “Flora e Bambu: O Mistério da Toupeira” (Lilliput, 2023) é o terceiro volume da colecção.
Nesta nova aventura, Flora e Bambu vão visitar Tó-Pê e, pelo caminho, vão contemplando a beleza das flores e os cheiros que a Natureza oferece. À chegada, encontram a toupeira numa grande tristeza porque perdeu os seus lindos óculos cor-de-rosa e, sem eles, não consegue ler. “Não estão em lado nenhum!”, suspira, e é neste momento que começa mais uma grande aventura.
Terão ficado no meio das ervas a caminho do ribeiro, onde Tó- Pê foi lavar o colete? Junto às aranhas que tricotam todo o dia? Ou será que ficaram junto ao cogumelo, quando se abrigou da chuva? Ou será que terão ficado junto das colmeias, onde foi buscar o mel para as deliciosas tartes? Não, os óculos não estavam em nenhum destes sítios.
Nesta incansável busca, muitos outros objectos vão sendo encontrados: um chapéu, um lindíssimo guarda-chuva, uma meia amarela, uma bota de cowboy, um pião, berlindes e muitos outros. Mas e os óculos? Será que conseguiram encontrá-los? Até que a Flora e o Bambu têm uma ideia genial e, com os seus gestos de entreajuda, evidenciam a alegria de viver em comunidade.
Nesta narrativa as personagens encarnam, maioritariamente, animais que ostentam qualidades próprias da sua condição, mas também qualidades humanas, o que amplifica a fantasia e a imaginação dos mais novos.
As ilustrações apelam às maravilhas da Natureza, enfatizando as cores dos campos, onde os tons de verde dão vida à narrativa. As guardas padronizadas, iniciais e finais, oferecem ao leitor pistas para entrarem nesta grande aventura.
Cathon estudou Artes Visuais e publica histórias «aos quadradinhos» desde 2011. Tem um estilo muito particular, que assume uma certa dose de humor, e que já a distingue no meio artístico. O seu nome esteve entre os finalistas do Prix Littéraires du Gouverneur Général e do Prix Bédélys (festival de BD de Montreal). É também autora de inúmeras fanzines, conhecidas em todo o mundo.
Sem Comentários