Colson Whitehead será o primeiro autor convidado do Meet the Author, uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento que realizará encontros mensais com escritores norte-americanos de referência, e que tem início no próximo dia 27 de Setembro (18h00). O objectivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA.
A partir de dia 27 de setembro, a FLAD recebe todos os meses um autor americano de referência para um encontro com os leitores portugueses. O primeiro convidado é Colson Whitehead, vencedor de dois prémios Pulitzer pelos livros “A Estrada Subterrânea” e “Os Rapazes de Nickel”, ambos editados em Portugal pela Alfaguara, que virá apresentar “Ao ritmo de Harlem” (chega a 26 de Setembro às livrarias portuguesas), no qual coloca o dedo na grande ferida da América, construindo um romance desassombrado e mordaz sobre desigualdade e injustiça, que é também uma carta de amor ao bairro nova-iorquino do Harlem.
Além de Colson Whitehead, estão já confirmadas as presenças de Anthony Marra (“O Czar do Amor e do Tecno”, Teorema), Joshua Yaffa (“Entre Dois Fogos”, Relógio D’Água), Hanya Yanagihara (“A Little Life”, ainda não publicado em Portugal), Valeria Luiselli (“Deserto Sonoro”, Bazarov) e Brit Bennett (“A Outra Metade”, Alfaguara).
“Vamos trazer a Portugal grandes autores de ficção e de não ficção, com os quais podemos compreender melhor os temas que atravessam a sociedade americana de hoje. É uma excelente oportunidade para conhecer novos caminhos da literatura americana e ver aonde nos levam”, explica Rita Faden, presidente da FLAD.
A sessões irão decorrer uma vez por mês, no auditório da FLAD, em Lisboa. Os autores convidados vão ser entrevistados pela jornalista Isabel Lucas, também autora de “Viagem ao Sonho Americano” (Companhia das Letras), em que procura entender a América através dos livros.
A entrada é gratuita e aberta ao público em geral, mediante confirmação de presença para fladport@flad.pt.
Sem Comentários