A 3.ª edição do Festival Bang!, um evento dedicado à cultura Pop e a tudo o que um bom nerd adora, vai atracar no Cais de Vila Nova de Gaia entre os dias 6 e 8 de outubro. O Convento Corpus Christi e o Armazém 22 serão os palcos de quase uma centena de actividades dedicadas à literatura fantástica, banda desenhada, gaming, jogos de tabuleiro e séries de televisão. Durante três dias, o público será desafiado a experimentar esgrima medieval, pintar miniaturas, a sentar-se no trono de ferro da Guerra dos Tronos, a fazer cosplay ou a jogar as mais recentes novidades de gaming.
A animação começa oficialmente no dia 6 de Outubro, pelas 17h00. Enquanto no Armazém 22 poderão aprender a jogar Magic, Pokemon ou Warhammer, no Convento Corpus Christi poderão embarcar numa aventura de Dungeons and Dragons oude Starfinder. A noite fica completa com um concerto de Moonspell, banda portuguesa habituada aos universos góticos e fantásticos de autores como Poe e Lovecraft.
No sábado, dia 7, as actividades arrancam pelas 10h00 no Armazém 22 com um debate sobre a nova geração de escritores de fantasia em Portugal, seguido de uma conversa com Marvin, um dos mais importantes tik-tokers de gaming do país.
Ao longo de todo o dia, o público poderá ainda visitar uma sala de máquinas arcade, aprender esgrima medieval ou assistir à entrevista a André Araújo Lima, autor de banda desenhada que tem trabalhado com alguns dos maiores nomes mundiais – como Rick Remender ou Brian Michael Bendis.
O ponto alto da tarde está reservado para uma conversa inédita entre dois dos maiores escritores de fantasia do mundo: Bernard Cornwell e George RR Martin. O diálogo será online mas realizado em exclusivo para o Bang!, pelo que não será transmitido em qualquer plataforma electrónica. Admiradores confessos um do outro, Cornwell e Martin nunca se conheceram ou trocaram ideias. O Bang! criou a oportunidade única de os juntar e o público poderá colocar questões a ambos. A sessão será transmitida no Armazém 22 e no Convento Corpus Christi.
E é precisamente neste último espaço que o público poderá visitar o artist alley – com quase duas dezenas de criadores -, sentar-se no trono de ferro, ficar a conhecer as novas tendências em jogos de tabuleiro ou assistir ao concerto da banda portuense Karnnos. Uma viagem através do folk apocalíptico que vai beber a fontes como Death in June ou Current 93.
No dia 8, domingo, cabe ao cosplay o papel determinante. De referir também que, no sábado e no domingo, os 100 primeiros participantes a comparecerem em cosplay receberão um livro da organização. Os melhores serão convidados a apresentar-se no concurso final, onde os prémios prometem ser aliciantes.
No Armazém 22, o dia começa com a antestreia da nova temporada de “30 monedas“, uma criação da HBO. A série de Alex de la Iglesia volta a trazer-nos os mistérios normais e paranormais, ligados às moedas com que Judas vendeu Jesus.
O dia fica completo com o lançamento de vários livros, como as “Crónicas de Lisboa”, de Nuno Saraiva e Ferreira Fernandes. Outro dos lançamentos em destaque é “A Maldição das Santas”, da norte-americana Kate Dramis, que estará presente no evento para conversar com os fãs. Mais à distância estará o britânico Tim Marshall, especialista em geopolítica e geoestratégia, que nos explicará como o espaço será o próximo campo de batalha global.
Enquanto isso, no Convento Corpus Christi, poderão assistir ao lançamento do sexto volume da banda desenhada Corvo, de Luís Louro, e do romance de fantasia “Victoria”, de Ana Teresa Barreiros. Para os menos ligados à leitura haverão vários debates sobre o futuro do gaming e como os portugueses já estão a dar cartas no desenvolvimento e produção de alguns dos melhores jogos mundiais.
Ao longo de todo o evento os fãs terão à disposição livrarias de banda-desenhada e mangá, bem como espaços para merchandise, jogos, consolas e ilustrações dos autores presentes.
O Festival Bang tem entrada livre, mas tem lotação limitada à capacidade do espaço. A programação em detalhe poderá ser consultada em https://festival-bang.com.
Sem Comentários