É, no mínimo, uma das mais bonitas edições literárias deste ano de 2022, a que só é pena faltar o belo embrulho em capa dura. Uma edição bilingue – a tradução pertence a João Moita -, que conta com o selo da Guerra & Paz e o alto patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian
Na introdução a estas “Festas Galantes” (Guerra & Paz, 2022), foi usada a introdução que Stefan Zweig escreveu para um outro livro de Paul Verlaine, onde, sobre este conjunto de poemas, diz isto: “…não me parece constituir um ponto de estabilidade, mas o breve instante de oscilação em que, sobre os pratos da balança, impetuosidade e sensibilidade tentam equilibrar-se”. Zweig fala ainda de galantaria domesticada, de uma triste melodia onde, “sob as máscaras e a pantomina, o rosto do poeta, dolorosamente perdido, contempla o espelho negro da realidade”.
Há, ainda, uma nota prévia de João Carvalho Dias, Director-Adjunto do Museu Calouste Gulbenkian, que escreve que Verlaine “explora temas como a sedução e a frivolidade de pendor erótico, que surgem sob o signo da musicalidade, da mascarada, da festa”, onde descobrimos a “ambiguidade dos sentimentos amorosos, que oscilam entre a euforia e o desalento”.
Esta edição chega acompanhada de todas as aguarelas originais de Georges Barbier, então ilustrador de revistas de moda e desenhador para o teatro e o cinema, que desenha de forma primorosa o lado sedutor e libertino das personagens, bem como o humor em combustão tão característico da commedia dell`arte. Uma edição de coleccionador.
Os tacões lutavam com os longos vestidos,
De maneira que, conforme o terreno e o vento,
Luziam por vezes uns tornozelos, logo
Interceptados! – Mas que adorável tormento.
Outras, o ferrão de algum insecto invejoso
Picava o pescoço das belas sob os ramos,
E era então súbitos clarões de nucas brancas,
Um regalo pròs nossos olhos delirantes.
Declinava uma equívoca noite de Outono:
Sonhadoras, apoiadas nos nossos braços,
Sussurravam-nos coisas tão especiosas
Que ainda hoje as nossas almas se incendeiam.
(Os ingénuos)
Sem Comentários