Todos conhecemos histórias de lobos, os vilões de muitas histórias do imaginário infantil, onde talvez o Lobo Mau seja o mais conhecido dos lobos. “Este é o Lobo”, escrito e ilustrado por Alexandre Rampazo, (The Poets and Dragons Society, 2019) é um livro deslumbrante onde as belíssimas imagens, as parcas palavras e as frases curtas são preponderantes para redescobrirmos o poder da amizade e (re)pensarmos o medo e a solidão.
O projecto gráfico do livro é elegante e delicado. A escolha do formato vertical dá ênfase ao ritmo, marcado pela proximidade e afastamento, emocional do lobo. A capa, de cor vermelha, antecipa o personagem principal – o lobo -, grande e muito peludo. Negras são também as primeiras páginas, para que o medo se apodere de nós. Os olhos cintilantes e penetrantes observam o leitor atentamente. A tensão cresce. Ao virar as páginas seguintes reconhecemos as personagens do Capuchinho Vermelho e a sua avó, o caçador e os três porquinhos, entre outros.
Num acto de magia, as personagens aparecem e desaparecem e o lobo, marcando o ritmo da história, torna-se cada vez mais pequeno e distante. Lobo que, habitualmente forte, assustador e desprezível, com uma longa fama de mau, está apenas só e triste. Muito só. Talvez sinta o medo que os outros sentem dele. Um lobo triste? Com medo? Será possível?
Um vazio crescente vai invadindo o coração do leitor. É necessário um tempo, uma pausa, para que surja então o grande desafio no canto inferior de uma página, lançado por um menino de pijama. Texto e imagem são concebidos pelo autor-ilustrador magistralmente, envolvendo o leitor num jogo de originalidade e imaginação, ampliando o sentido da narrativa com um final que é uma agradável surpresa.
Alexandre Rampazo desconstrói estereótipos e imagens de vilões, questionando os sentidos e perspectivas. A tolerância e a empatia, o medo, a solidão e a amizade ganham novos significados, com as personagens da literatura infantil a serem redescobertas noutros contextos. A aventura de um lobo que não é feroz nem temido por todos é, sem dúvida, um livro para ler e reler.
Alexandre Rampazo nasceu em São Paulo, Brasil, onde se formou em Design pela Faculdade de Belas Artes. Em 2017, “Este é o Lobo” foi finalista do Prémio Jabuti, o maior galardão da literatura brasileira, tendo sido seleccionado para a 26ª Bienal de Ilustração de Bratislava.
Sem Comentários