Em “Está Quase!” (Nuvem de Letras, 2021), conhecemos um pequeno porquinho que se sente incapaz de terminar um puzzle, de tocar violino, de andar de bicicleta sem cair ou de concluir outras tarefas.
A situação não é estranha para ti? Já sentiste que estás quase, quase, a conseguir, mas que ainda não foi desta? Costumas dizer: «Não consigo!», «Não sou capaz!», «É impossível!»? Já te disseram muitas vezes «Está Quase!»? Então tens mesmo de ler este livro.
A palavra quase nem sempre dá segurança. Há uma aproximação da meta final, mas há, simultaneamente, a dificuldade de concretização, o que provoca em nós insegurança e inquietude. Sofremos desilusões, cometemos erros, damos trambolhões, pensamos em desistir e desanimamos. Num percurso difícil, há sempre alguém que nos incentiva e nos diz que é preciso prática, paciência, coragem e empenho. Tudo é possível.
É preciso esperar. É preciso tempo. Afinal, todos precisamos de tempo: tempo para crescer, aprender, errar, repetir, amadurecer e fazer; tempo para superar desafios e ultrapassar obstáculos; tempo para esperar.
Maryann Cocca-Leffler é autora e ilustradora premiada de mais de 60 livros para crianças. O seu livro “Janine” foi inspirado na sua filha, com a missão de ajudar a mudar a percepção pública das crianças com deficiência. Quando não está a trabalhar no seu estúdio em Portland, Maryann faz visitas a escolas e bibliotecas para partilhar os seus livros.
Sem Comentários