Entre os dias 18 e 25 de Outubro, Penafiel volta a ser a casa da literatura lusófona, com a edição número 13 da Escritaria, onde será homenageado e convidado de honra o jornalista e escritor Mário Zambujal. Este ano, o festival destaca também os 50 anos de carreira de Fernando Alves, jornalista e radialista que tem sido presença habitual no festival – nomeadamente nas conversas com os autores.
A prosa de Mário Zambujal e a sua ligação à televisão e ao teatro serão exploradas através de uma série de actividades, tais como “alusões nas montras, exposições, arte de rua, teatro e música” – como se pode ler no site da Câmara Municipal de Penafiel -, que por esses dias tomarão conta das ruas e auditórios de Penafiel.
Mantendo a tradição das anteriores edições, a memória da passagem do escritor pelo festival ficará gravada para a posteridade sob a forma de uma frase e de uma escultura com a sua silhueta, que serão dispostos no centro da cidade.
A Escritaria adaptou-se também à necessidade de distanciamento social, transmitindo os principais destaques da programação online. O objectivo, esse, continua a ser o mesmo: tornar a cultura e a literatura acessíveis a toda a gente, possibilitando o contacto dos cidadãos com as grandes figuras da literatura lusófona. O programa completo será apresentado em breve.
Sem Comentários