De 23 a 29 de Outubro, Penafiel será a cidade de Miguel Esteves Cardoso (MEC), influência maior para uma geração de escritores e leitores – e que levou muito boa gente a votar, imagine-se, no PPM. Esta será a 16ª edição da Escritaria, o único festival literário, em Portugal, que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa.
Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal, Germano Almeida e Ana Luisa Amaral, é agora altura de celebrar a vida e a obra de Miguel Esteves Cardoso.
Os Sétima Legião, banda icónica da música portuguesa, irão dedicar um concerto (27 Outubro, sexta-feira) a Miguel Esteves Cardoso, criador da editora discográfica Fundação Atlântica, que lançou o single “Glória”.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “esta será uma edição muito emotiva, como todas, em especial para aqueles que fazem parte de uma geração que se habituou a encontrar em MEC uma fonte de inspiração para olhar e interpretar Portugal de uma forma crítica e não conformista onde se junta o humo, que faz dele um autor de referência para muitos portugueses. É uma honra dedicar a Escritaria a Miguel Esteves Cardoso“.
Além da transformação habitual da cidade em torno do escritor homenageado e da sua obra – com alusões nas montras, exposições, arte de rua, teatro, música, apresentação de livros, entre outras atividades – a Escritaria contará ainda com diversas novidades e surpresas em torno da obra e vida de Miguel Esteves Cardoso.
O programa completo será brevemente disponibilizado nas plataformas digitais do Município de Penafiel.
—
Foto: Maria João Esteves Cardoso
Sem Comentários