Livros em formato acordeão são deliciosos. Podem-se esticar, virar e revirar. Afinal, onde começam? Onde terminam? Parece estranho? Não, simplesmente divertido. Muito divertido. Livros que são convites camuflados para uma exploração atenta, descobrindo novos olhares e sensações, oferecendo múltiplas formas de (re)ler. Na cumplicidade da leitura a pares, o adulto e o jovem leitor imaginam e criam mundos ritmados, onde a entoação impera, a pausa é necessária e os desafios convidam a ler e a voltar a ler: sempre diferente, sempre igual…
“Depressa, depressa! Ali atrás.
Esconde Esconde,
Será que és capaz?“
(…)
“Esconde, esconde,
Escolhe um cantinho
Depressa, depressa!
Sempre ao teu lado.”
A circularidade marca o entusiasmo, a exaltação e a surpresa de querer ler e folhear cada página …
“Esconde, esconde
Aqui já está gente.”
O texto de Isabel Peixeiro diz, não dizendo. Define o ritmo, joga com o visível e o invisível, criando o desejo de saber quem está escondido. Nas ilustrações de Catarina Bico, a cor vermelha serve de fio condutor entre as diferentes personagens. Neste corrupio, encontramos personagens que habitam noutras histórias, e talvez faça sentido perguntar: afinal, quem está escondido? Onde se escondeu? Num lugar perfeito? Que lugar será esse? E tu, onde te escondes?
“Oh, não!
Partida, largada, fugida.”
Talvez seja melhor (re)começar de novo. “Esconde Esconde” (Upa Editora, 2023) é um livro incrível, para ler, brincar e fantasiar.
Isabel Peixeiro foi investigadora em Biologia e Genética Molecular, com o foco na área das doenças neuro-degenerativas, durante mais de 10 anos. Em 2018, juntou-se ao projecto Re Word It, onde colabora, actualmente, no desenvolvimento de materiais didáticos para estimular a motivação e o envolvimento dos alunos na aprendizagem. É escritora de livros infantis, mediadora de ateliês de escrita, leitura e meta-cognição para crianças, jovens e adultos. É co-autora dos livros “Razões para Ler”, 1 e 2, recomendados pelo PNL2027. Em 2021, venceu o Prémio Matilde Rosa Araújo com o conto infantil “Vai subir ou vai descer?”.
Catarina Bico é licenciada em Artes Plásticas e Multimédia no Instituto Politécnico de Beja e mestre em Ilustração e Animação no IPCA, Barcelos. Tem especial interesse pelo estudo e compreensão do desenho infantil e pelo imaginário das crianças, motivo pelo qual decidiu se dedicar à ilustração infantil. A sua intenção é contribuir para uma criativa relação entre a linguagem plástica e linguagem verbal. Sendo uma sonhadora e criativa, sente uma necessidade enorme de transparecer nas suas ilustrações todo o rebuliço de ideias que habitam dentro da sua cabeça.
Sem Comentários