“Toda a literatura é uma utopia”. Será este o lema do Utopia, o novo festival literário que chegará a Braga entre os dias 2 e 12 de Novembro deste ano, promovido pela The Book Company e que tem, como principal parceiro, a Câmara Municipal de Braga. Para já, estão confirmadas as presenças de nomes como Ricardo Araújo Pereira, Frederico Lourenço – protagonistas da sessão inaugural no Theatro Circo -, Ludmila Ulitskaya, Karina Sainz Borgo, Dulce Maria Cardoso, Susana Moreira Marques ou Afonso Cruz.
Paulo Ferreira, Director Geral da The Book Company, realçou na conferência de imprensa a fundação do Utopia como “um festival com ambição de ser replicado internacionalmente. Estamos já a preparar os planos de expansão do evento para, num prazo de cinco anos, o festival estar em Espanha e do outro lado do Atlântico. Mantendo uma edição anual em Braga, a internacionalização do festival permitirá criar uma montra para a promoção dos autores e criadores portugueses, colocando Braga no roteiro dos eventos literários de referência”.
Nesta primeira edição, que terá como tema “territórios literários”, irão reunir-se mais de 100 convidados em formatos como conversas, espectáculos, workshops, sessões em escolas, oficinas ou passeios literários.
A nível internacional, foram revelados os nomes de Ludmila Ulitskaya, escritora russa exilada em Berlim – que é há vários anos apontada como forte candidata ao Prémio Nobel da Literatura -, e Karina Sainz Borgo, jornalista dedicada à área da cultura residente em Espanha, que dedica muito do seu trabalho às questões sociais e políticas da Venezuela, de onde é natural.
Afonso Cruz terá uma participação especial no festival, tendo a seu cargo a criação de um espectáculo inédito inspirado no conceito de Utopia, que assumirá esse mesmo nome. Um projecto original que combinará música, imagem, texto e performance, e que contará com o envolvimento da comunidade artística local.
A programação irá concentrar-se sobretudo no Espaço Vita, em particular na Capela Imaculada, que servirá de amostra notável do património bracarense. O programa do Utopia será revelado ao longo dos próximos meses.
Sem Comentários