Quando, nos primeiros anos do século XX, Baden-Powell escreveu “Escotismo para Rapazes”, estaria certamente longe de imaginar que este acabaria por ser adaptado pela Disney, servido na colecção Pato Aventuras, vendido aos mais pequenos como “Manual do Escoteiro Mirim” e tendo, como trio protagonista, uma versão ainda mais jovem de Huguinho, Zezinho e Luisinho, que parecem ter a habilidade de crescer apenas para trás.
O regresso da colecção às livrarias dá pelo nome de “Em Casa e Não Só” (D. Quixote, 2018), pensado como um manual para ajudar a pequenada a tornar-se o supra-sumo da arte do desenrascanço, dentro de portas e, esticando a corda, da rua inteira.
Comida, limpeza, composição das cores, organização de uma biblioteca, protocolo na sala-de-estar ou sabonetes finos, os assuntos são muitos e variados, não faltando dicas sobre a melhor forma de orientar uma reunião ou planear aquela festa de que se vai falar durante semanas lá na escola.
Há também várias propostas de actividades, como construir uma máscara ou fazer um relógio de sol, num livro servido com ilustrações que nos habituámos a ver nos livros aos quadradinhos. “Estejam preparados“, já dizia Powell.
Sem Comentários