“A despensa é um lugar maravilhoso”. As palavras são de Lola Milne, food stylist e fotógrafa, uma apaixonada por cozinha e autora de diversos livros de receitas, entre os quais está este “Take One Tin” – que, na edição portuguesa, recebeu um bem mais castiço e certeiro título: “É Preciso Ter Lata” (ArtePlural, 2021).
Não pensem, porém, que basta abrir uma lata e a refeição está pronta. É preciso trabalho, paciência e, em algumas receitas, ingredientes um pouco difíceis de encontrar (pelo menos) no supermercado de bairro, como sementes de feno-grego. Nada que um pouco de imaginação e algumas variações não consigam dar conta.
Sendo a despensa o lugar onde moram as “humildes conservas – baratas, nutritivas e duradouras”, a ideia é a de afastar os pedantismos e oferecer refeições rápidas, fáceis e saborosas, permitindo descobrir alguns enlatados que normalmente não são a primeira escolha para encher as prateleiras em preparação para o fim do mundo. Carne não entra no cardápio. Não pelo vegetarianismo da autora, mas pelo facto de ser necessário consumi-la em menor quantidade, tudo em nome do bom ambiente e da saúde.
O livro, numa edição de capa dura, divide-se em cinco categorias: Grãos e Leguminosas – experimentem a tajine de grão e abóbora ou a salada de feijão-manteiga, pimento e nozes -, Tomate e Legumes – fica a vontade de experimentar torradas de tomate cereja, ovos mexidos à turca ou donburi de castanha-d`água e shitake -, Peixe – que tal um prato de thoran de caranguejo ou um caril de cavala do Sri Lanka? -, Frutas e Doces – que dizem a rocky road com figos e nozes ou potes de chocolate cereja para a sobremesa? – e Acompanhamentos Criativos de Despensa – onde descobrimos, por exemplo, o fácil de fazer arroz de coco. Ao todo são servidas 80 receitas com conservas e enlatados, com uma bem doseada mistura entre ilustrações coloridas e fotografias que deixam água na boca. Na próxima vez que estiver sem ideias, dê uma espreitadela à dispensa antes de ligar para encomendar comida.
Sem Comentários