A colecção DuARTe – Uma Peça de Arte é dedicada a todos os jovens que se interessam pela arte. Cada livro é uma visita guiada – não por um museu mas por uma obra de arte significativa, na história da arte, e reconhecida pela sua qualidade e originalidade. “Fernando Pessoa” (Gradiva Júnior, 2023) e “Biombos Namban” (Gradiva Júnior, 2023) foram os primeiros dois volumes a serem publicados.
Quando entras num museu e observas uma belíssima pintura, mas não consegues entendê-la, o que fazes? Talvez duARTE te possa ajudar a compreender a grandiosidade e qualidade do quadro retrato de “Fernando Pessoa”, pintado por Almada Negreiros. O duARTE gosta de acordar 5 minutos antes de o museu abrir para se iniciar na aventura da descoberta. Os museus estão cheios de peças, pinturas, esculturas por desvendar e, cada uma delas, conta uma história. Nesta aventura, o Sr. Óscar, o guarda do museu e grande conhecedor de arte, dará uma ajuda.
O nosso guia, o jovem duARTE, é mudo mas consegue comunicar e expressar-se de forma muito eficiente, recorrendo a algumas características ou objectos que estão presentes na obra de arte – os leitores poderão encontrar, por exemplo, um jovem com bigode e óculos; ou, por sugestão do Sr. Óscar, usará um chapéu à Fernando Pessoa, tal como aparece na pintura. Será um disfarce? Estará a imitar o retratado?
Nesta visita guiada ficaremos a saber muito sobre o autor do quadro e sobre o retratado, o famoso poeta que “criava histórias e personagens que surgiam de vozes que ouvia na sua cabeça” – e outras curiosidades. Por exemplo, que Almada Negreiros – o autor da obra – era amigo de Fernando Pessoa, o poeta representado na pintura. Ou que Fernando Pessoa era uma pessoa com muitas outras pessoas dentro de si. Ou, ainda, quanto custou o quadro na primeira vez que foi comprado.
“Biombos Namban” é o segundo volume desta colecção. Faltam 5 minutos para o museu abrir, e duARTE olha para os Biombos Namban, de Kano Naizen e Kano Domi. A chegada dos portugueses ao Japão, em 1543, originou um intercâmbio comercial e cultural que ficou assinalado com a pintura deste par de biombos. Com a ajuda de duARTe, poderemos observar detalhes e o barco negro dos namban jin, isto é, os bárbaros do Sul, como eram designados os portugueses. O par de biombos, num amarelo cintilante das folhas de ouro, juntas e sobrepostas e com pintura por cima, relatam a partida dos portugueses de Goa, Índia, e da chegada a Nagasáqui, no Japão.
As ilustrações, quer em página simples quer em dupla, são acompanhadas por um texto de frases curtas e simples. O lettering usado, como extensão da ilustração, poderá criar algum ruído na leitura. As guardas iniciais e finais, padronizadas, antecipam a apresentação do personagem desta colecção.
No final, é disponibilizada informação do local onde se poderá ver, de perto, as obras de arte apresentadas em cada um dos livros. Cada livro é apresentado em formato de animação no Zig Zag Play, disponível na RTP2 ou na RTP 1. Lê cada um dos livros, visita os museus e conhece grandes obras de arte.
Rita Seabra sonhava com o seu próprio projecto de vida. Licenciou-se em Audiovisual e Multimédia, seguida de Mestrado em Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social. Em 2018 fundou a Cacto Animation Studios. Hoje, cria, escreve, ilustra, anima e gere várias peças audiovisuais, sempre com o mesmo amor e entrega. Em 2020, ao observar a oferta televisiva disponível para o seu filho Duarte de 1 ano durante a quarentena, pressionou-se a pensar em algo lúdico, didáctico e de aprendizagem numa área pouco explorada para as crianças – a Arte. Foi assim que nasceu a série televisiva do Zig Zag – “duARTe, uma peça de ARTe”, que pouco tempo depois vem a ganhar forma em livro, alavancando uma colecção que ensina a Arte a crianças e adultos de forma curiosa, brincalhona e elucidativa, ambicionando que o próprio personagem duARTe venha a ser o representante da arte para as crianças.
2 Commentários
Onde posso adquirir os livros DuArte? Obrigada
Boa tarde.
Penso que em qualquer livraria, ou directamente através da editora Gradiva.
Cumprimentos.