A construção de um leitor faz-se por vários caminhos. Todos válidos. Todos diferentes. Nestes caminhos há livros, palavras, jornais ou revistas que não esquecemos. Que são marcos. As publicações periódicas possibilitam uma leitura episódica, saltitante, mas relevante para criar o gosto pela leitura, pela curiosidade e ampliação do conhecimento. A diversidade de publicações é grande: didácticas, informativas, recreativas, educacionais, científicas, generalistas, desportistas, musicais ou literárias. Talvez haja mais, muito mais. Por aqui preferimos as revistas literárias, mas não vamos aqui falar dessas, antes de revistas para jovens. Revistas para estes manusearem, lerem, rabiscarem, recortarem e colarem. Revistas em papel que se podem cheirar, guardar, sublinhar, partilhar, mantendo os jovens longe dos ecrãs durante algum tempo. Agora a boa notícia: está já disponível no mercado nacional a Dois Pontos, uma excelente revista para jovens.
A Dois Pontos nasceu pelas mãos de duas amigas que partilham uma paixão de infância comum: passar horas a ler e a folhear revistas. Ana Lorena Ramalho e Sara Szerszunowicz querem “ajudar as crianças a desenvolverem o seu pensamento crítico, a sua criatividade e a sua autoconfiança”. O resultado foi uma revista ilustrada para crianças curiosas e criativas, dos 7 aos 11 anos.
Ana Lorena Ramalho e Sara Szerszunowicz confessam que se divertiram muito a criar a Dois Pontos, dedicando por isso o primeiro número à Diversão, convidando escritores, ilustradores e consultores a partilhar e sugerir actividades, livros, ideias, jogos, curiosidades, lendas e tradições aos jovens curiosos e criativos.
Neste número, os jovens podem jogar ao “Cadáver Esquisito” ou às “Histórias Baralhadas”, saberem mais sobre a “Epidemia mais Bizarra da História”, “O que é a Internet” ou aprender a fazer um caleidoscópio. Não esquecendo as sugestões de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Ler. Lazer. Criatividade e imaginação. Descobrir o mundo. Desfrutar e aprender: são estes os benefícios de ter por perto a revista Dois Pontos. Uma publicação alegre, estimulante e bonita. Muito bonita. Leiam-na de três em três meses e entrem num mundo de pura diversão, sozinhos ou em boa companhia. Para descobrir mais em https://revistadoispontos.pt/
Sem Comentários