Karen M. McManus, autora norte americana nascida em 1969, estreou-se oficialmente na escrita (escreve desde os sete anos de idade e viu vários livros serem recusados pelas respectivas editoras) com o thriller “Um de Nós Mente”, bestseller do New York Times e publicado em Portugal pela Gailivro.
“Dois Guardam Um Segredo” (Gailivro, 2019) é um romance de mistério repleto de segredos, cuja acção se desenrola numa atmosfera sombria e sempre inquietante. Mais concretamente numa pequena cidade onde a personagem principal Ellery nunca esteve, mas que é a cidade natal da sua mãe, que viu a irmã gémea desaparecer aos 17 anos de idade. Foi também aqui que, cinco anos atrás, se deu o assassinato da rainha do baile de boas-vindas (Lacey), que fez manchetes em todos os jornais do mundo. Inexplicáveis acontecimentos urdem esta narrativa, num enredo bastante intrincado muito ao género de um thriller para adolescentes.
A história começa quando Ellery e o seu irmão gémeo têm de ir viver para Echo Ridge, uma pequena e aparentemente calma e familiar cidade, com uma avó que mal conhecem, isto após a mãe ter tido um acidente que, de forma temporária, a incapacitou após conduzir sob o efeito de opiáceos. A cidade, falsamente pacata, esconde grandes e antigos segredos, e subitamente uma outra rapariga – Brooke – desaparece.
Ellery está habituada a segredos e, à medida que a trama se desenrola, torna-se evidente que toda a gente na família – bem como fora dela – os tem, alguns deles bem perigosos – e que, em Echo Ridge, o mais seguro será que ninguém revele os seus.
Escrito em trinta e oito capítulos, que alternam os discursos na primeira pessoa de Ellery e de Malcolm – personagem adolescente e residente em Echo Ridge –, “Dois Guardam um Segredo” chega a surpreender e revela mesmo um fim inesperado, mas a fluência da escrita e o encadeamento das várias (variadíssimas) histórias não é de molde a apaixonar o leitor.
Sem Comentários