Misturando a autobiografia de dois gémeos, Alex e Marc Lewis, com a narração de Joanna Hodgkin, romancista britânica, “Diz-me quem sou” (Edições Asa, 2020) parte da história de Alex que, aos dezoito anos e fruto de um grave acidente de mota, ficou amnésico durante anos, tendo o seu irmão preferido recriar as suas memórias.
Alex irá então tentar perceber quem foi antes do coma, recorrendo a todas as fontes e recordações para se reconstruir a ele próprio e, ao mesmo tempo, se descobrir enquanto ser humano. Uma história que esteve na base de “Tell Me Who I Am”, um documentário que contou com a produção da Netflix.
Há uma frase de Jung que descreve magistralmente quem Alex e o irmão gémeo são: ”Eu não sou o que aconteceu. Eu sou quem escolho ser”. A acção desenrola-se com base na enorme vontade e resiliência de Alex, que todos confronta e pressiona para se assenhorear da sua própria vida, “obrigando” o irmão gémeo a não mais se furtar a esse seu desejo.
Esta edição contém fotografias da família Lewis e dos protagonistas desta história de vida, tratando de um tema delicado com uma serenidade surpreendente e determinada, no difícil e doloroso resgate de uma identidade perdida.
Sem Comentários