“Dentro da Tenda” (Planeta Tangerina, 2024) é uma pequena grande história, vencedora da 5.ª edição do Prémio internacional de Serpa para Álbum Ilustrado. São várias as razões que justificam a atribuição do merecido prémio a esta narrativa bem-humorada e divertida, onde não faltam ingredientes para grandes surpresas e onde a imaginação conduz o leitor a florestas antigas. Florestas onde os espíritos das árvores dançam a noite inteira, os esqueletos e as bruxas vagueiam à caça de crianças, o medo do escuro ganha visibilidade e os sons estranhos aguçam a curiosidade, dilatando os receios.

Afinal, que história é esta? A aventura de uma tenda com muitos, muitos anos? A de dois irmãos que partem sozinhos, (re)descobrindo os encantos da Natureza para abraçar um novo país chamado Troncotopotamia? A história de dois irmãos que vivem a aventura de acampar numa noite gelada, onde a lua teima em não aparecer e, ao longo da noite, descobrem alguns encantos da natureza? Ou será, simplesmente, a história de dois irmãos que vivem uma proeza de um verdadeiro companheirismo e cumplicidade, sempre repleta de ternura?

As guardas iniciais e finais, padronizadas, oferecem ao leitor pequenos desenhos, alusivos a arbustos, plantas ou pequenos galhos, abrindo a porta ao enigmático mundo natural. As ilustrações sensíveis, de grande minúcia, detalhe e elegância, ampliam o sentido do texto e o efeito surpresa, permitindo ao leitor introduzir-se na aventura, recorrendo por vezes às vinhetas da banda desenhada, o que possibilita ao leitor um acompanhamento, de perto, dos rostos dos protagonistas e das suas emoções. A paleta de cores oscila entre os tons cinzas e escuros da noite e os tons pálidos do amanhecer – ou doces do entardecer. Um álbum inspirador e convidativo a grandes aventuras, singelo mas grandioso.
Lucie Lučanská é uma ilustradora que vive em Praga. Faz desenho, banda-desenhada, livros, aguarelas, aerografia, risografia e tatuagens, entre outras coisas. É freelancer e muda de materiais e suportes com frequência. Gosta de fazer livros sobre natureza, bondade e magia.
Sem Comentários