Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
«Um homem com duas mulheres perde a alma. Mas um homem com duas casas perde a razão.» Fundamentalmente, é a esta quase impercetível perda que toda a história de Um Espião Perfeito se refere: ao destino de um homem que, na qualidade de conselheiro da embaixada britânica em Viena para «certos assuntos inconfessáveis», controlou o conjunto das redes inglesas na Europa de Leste, apesar de ter sido durante toda a sua carreira um agente duplo partilhado entre o universo comunista e o establishment ocidental.
«Magnus Pym», explicou um dia John le Carré, «é o arquétipo do agente duplo que existe em cada um de nós.» e é bem provável que esta seja, de facto, a chave para a compreensão do livro que le Carré assumiu sempre ter querido escrever, e que foi unanimemente reconhecido pela crítica como a mais importante e a mais autobiográfica das suas obras.
Publicado em 1986, “Um Espião Perfeito” rapidamente foi aclamado como um romance superior e tornou-se um sucesso internacional. Na primeira página do The New York Times Book Review, o crítico Frank Conroy descreveu-o como «uma obra notável, que consegue um equilíbrio rigoroso entre o desenvolvimento da narrativa e a riqueza inteligente e hábil do seu estilo». E a Académie Goncourt, de Paris, não hesitou mesmo em declarar: «Um Espião Perfeito integrou le Carré no pequeno grupo dos grandes romancistas ocidentais.»
Sobre o autor
John le Carré (19 de Outubro de 1931, Poole, Reino Unido – 12 de Dezembro de 2020, Royal Cornwall Hospital, Truro, Reino Unido) estudou em Berna e Oxford, foi professor em Eton e esteve durante cinco anos ligado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo primeiro secretário da Embaixada Britânica em Bona e, posteriormente, cônsul político em Hamburgo.
Começou a sua carreira literária em 1961, tendo-se tornado um escritor mundialmente reconhecido com o livro “O Espião Que Saiu do Frio”, o seu terceiro. A consagração de le Carré deu-se com o excelente acolhimento que teve a célebre trilogia de Smiley: “Tinker Tailor Soldier Spy”, “The Honourable Schoolboy” e “A Gente de Smiley”.
Entre os seus romances, todos eles assinaláveis êxitos de vendas e de crítica, contam-se “O Alfaiate do Panamá”, “Single & Single”, “O Fiel Jardineiro”, “Amigos até ao Fim”, “O Canto da Missão” e “Um Homem Muito Procurado”.
Editora: Dom Quixote
Sem Comentários