Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sinopse
Uma viagem urgente e esclarecedora pelos subterrâneos da história brasileira. Ao longo de oito capítulos, Lilia Moritz Schwarcz, uma das mais conceituadas historiadoras do Brasil contemporâneo, explora temas tão determinantes quando fracturantes na história do Brasil: o racismo, a desigualdade social, a corrupção, a violência, a escravatura, a intolerância.
Aqui se encontram algumas das raízes do autoritarismo brasileiro, na sua maioria originárias dos tempos coloniais e frequentemente mascaradas por uma mitologia nacional construída ad hoc e que obscurece uma realidade marcada pela lógica da dominação.
Sobre a autora:
Antropóloga e historiadora, Lilia Moritz Schwarcz é professora de antropologia na Universidade de São Paulo. É autora de obras como “Retrato em Branco e Negro”, “Espetáculo das Raças” e “As Barbas do Imperador”, sendo co-autora de “O Sonho da Salvação” e “Negras Imagens: Ensaios sobre Cultura e Escravidão no Brasil”, entre outras obras.
Devido à sua formação académica, os temas sobre os quais escreve incidem sobre sociedade e cultura, sendo sempre tratados sob uma perspectiva histórica.
Editora: Objectiva
Sem Comentários