Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Abbas, um talentoso artesão que se dedica a construir brinquedos de madeira, conta apenas dezassete anos quando os seus dotes de marceneiro chamam a atenção do sultão Tipu. É então chamado ao palácio, a fim de construir, com o célebre relojoeiro francês, Lucien Du Leze, um tigre mecânico em tamanho real para os filhos de Tipu, um presente para comemorar o regresso do sultão do cativeiro britânico.
Trabalhando sob a orientação de Du Leze, Abbas aperfeiçoa a sua arte, aprende francês e conhece Jehanne, a filha de um expatriado francês. Tudo corre de feição. Contudo, quando o relojoeiro é finalmente autorizado a regressar à terra natal, o rapaz resiste a acompanhar o mestre. Má fortuna a sua, pois o palácio de Tipu não tarda a ser tomado pelas forças britânicas e o tigre desaparece.
Querendo provar o seu valor, Abbas parte rumo à Europa, onde a senda do destino o faz reencontrar Jehanne, agora uma mulher, e os dois empreendem uma demanda até a uma propriedade rural inglesa para resgatar o tigre mecânico, onde se deparam com toda uma coleção de arte saqueada.
Um romance histórico fascinante, que retrata a exuberante aventura de um jovem artista – envolvendo estratagemas mirabolantes e uma tentativa de roubo, de onde desabrocha uma tocante história de amor – e que de caminho traça o legado sangrento do colonialismo, através de dois continentes e cinquenta anos.
Uma narrativa irresistível e extraordinariamente inventiva.
Sobre a autora
Tania James é autora e professora associada de Escrita Criativa na George Mason University. Os seus contos foram publicados em várias revistas literárias como One Story, The New Yorker, Granta, Freeman’s Anthology, Oxford American, entre outras. Vive em Washington DC. Saque é o seu quarto romance.
Editora: Dom Quixote
Sem Comentários