Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Volume que reúne em nova tradução três clássicos da Literatura universal – “A Sentença”, “A Metamorfose” e “Na Colónia Penal” – e recupera o projecto unitário desenhado por Franz Kafka com o título Punições.
Um pai que julga e condena o filho à morte; um caixeiro-viajante que acorda transformado num bicho monstruoso; um explorador que testemunha o uso de uma elaborada máquina de tortura na execução de sentenças.
Estes três textos célebres — “A Sentença”, “A Metamorfose” e “Na Colónia Penal” — poderão ser familiares até para quem nunca os leu, ou não fosse Franz Kafka um autor que ao revolucionar a literatura do século XX se tornou universal.
São textos escritos, respectivamente, em 1913, 1915 e 1919, que testemunham um autor no auge da sua força expressiva e que levam até às últimas consequências o desespero do homem moderno e a sua solitária condenação a uma existência absurda, e que, segundo a vontade de Kafka, deveriam ter sido coligidos num único volume com o título “Strafen” (Punições) pelas afinidades que apresentam e pelas novas leituras que esse diálogo trinitário pode suscitar. Um projecto que, no entanto, nunca chegou a concretizar.
Sobre o autor
Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga, no seio de uma família da pequena burguesia judia de expressão alemã. Começou a escrever os seus primeiros textos em 1904. Em 1906, terminou os seus estudos universitários, doutorando-se em Direito. Em vida, publicou apenas sete pequenos livros e alguns textos em revistas. De entre estes livrinhos e textos, destaca-se “A Metamorfose”, que veio a lume em 1915. Esta pequena novela viria a afirmar-se como uma das suas obras de referência. A 3 de Junho de 1924, não resistindo à tuberculose diagnosticada em 1917, morre em Kierling, a poucos quilómetros de Viena, deixando três romances fragmentários, que seriam publicados postumamente pelo seu amigo e testamenteiro Max Brod: “O Processo” (1925), “O Castelo” (1926) e “América” (1927), a que se seguiram volumes com contos, cartas e diários. A sua obra, centrada no homem solitário moderno, refém de uma vida absurda, tornar-se-ia uma das mais influentes do mundo literário do século xx.
Editora: Cavalo de Ferro
Sem Comentários