Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Uma investigação inédita sobre os judeus portugueses que foram vítimas do totalitarismo nazi. Sobre as suas origens, vidas e percursos. De como foram encarcerados na França Ocupada, na Grécia, na Holanda, e um pouco por toda a Europa. Das circunstâncias e das condições do seu transporte para campos de concentração e extermínio, e de como muitos foram assassinados sem misericórdia.
Miriam Assor também inclui neste seu livro as memórias dos poucos que sobreviveram ao Holocausto, narradas pelos próprios ou, quase sempre, pelos seus descendentes. Lembra a titubeante política consular do Estado Novo, que poderia ter feito muito mais para proteger os seus cidadãos no estrangeiro.
Recorda os nomes dos diplomatas que desobedeceram às directivas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com o intuito de conceder vistos e assim salvar vidas. E a intervenção da Polícia portuguesa, sempre no sentido de fechar as fronteiras e de encurtar o mais possível a estadia dos refugiados em território nacional.
Fruto de uma pesquisa de mais de dez anos da jornalista Miriam Assor, Portugueses na Lista Negra de Hitler vem desvendar uma página da história do povo português pouco conhecida e ignorada durante os tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial.
Sobre o autor
Miriam Assor nasceu em Lisboa e na juventude viveu num kibutz. Licenciada em Psicologia e em Comunicação, iniciou-se no jornalismo no semanário O Independente, e desde então colabora com vários periódicos na condição de jornalista freelance, tendo-se distinguido sobretudo pela escrita de peças jornalísticas relacionadas com a Shoah publicadas na revista Sábado. É autora de várias obras, entre as quais Aristides de Sousa Mendes – Um Justo Contra a Corrente, Judeus Ilustres de Portugal e Viagem aos Segredos da Maçonaria.
Editora: Casa das Letras
Sem Comentários