Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Este livro permite ao leitor acompanhar o trajecto histórico do Partido Comunista Português, desde a sua fundação até ao Portugal democrático que o 25 de Abril de 1974 tornou possível. Numa viagem que nos leva ao século da Revolução Russa de Outubro de 1917, analisam-se processos e episódios como a formação da estratégia antifascista nos anos de 1930, a posição do PCP ao tempo da II Guerra Mundial, as revoltas nos campos durante o Estado Novo, o «mergulho» na clandestinidade, a campanha presidencial de Humberto Delgado ou os conflitos da época do PREC.
Aproximando-nos da actualidade, o livro aborda ainda temas como o poder local comunista, a crise e os desafios suscitados pelo desmoronamento da URSS. Os estudos e ensaios reunidos nesta antologia foram originalmente publicados em diferentes momentos das últimas cinco décadas, pela mão de autores com variados perfis académicos, cívicos e geracionais. Convida-se portanto o leitor a conhecer, além da vida centenária do PCP, o percurso da investigação histórica e da memória de que essa vida foi sendo objecto.
Com textos de Álvaro Cunhal, Ana Margarida de Carvalho, Fernando Rosas, Francisco Louçã, José Pacheco Pereira, entre muitos outros.
Sobre o organizador da antologia
José Neves nasceu em Lisboa em 1978. É professor auxiliar no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Dirige actualmente a revista Práticas da História: Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past. É autor de “Comunismo e Nacionalismo em Portugal: Política, Cultura e História no Século XX” (Tinta-da-china, 2008), obra que recebeu o Prémio Victor de Sá 2008, o Prémio CES 2009 e o Prémio Adérito Sedas Nunes 2010. Ainda na Tinta-da-china, coordenou “Como se Faz Um Povo: Ensaios em História Contemporânea de Portugal”; “A Política dos Muitos: Povo, Classes e Multidão” (com Bruno Peixe Dias); “Quem Faz a História: Ensaios sobre o Portugal Contemporâneo” e “Álvaro Cunhal: Política, História e Estética”. Publicou também, com Nuno Domingos, “A Época do Futebol — O Jogo Visto pelas Ciências Sociais” (Assírio & Alvim, 2004).
Editora: Tinta da China
Sem Comentários