Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Raquel e João têm cerca de setenta anos de idade. Amaram-se na juventude e, em tempos idos, foram casados e criaram filhos em conjunto antes de a vida os ter afastado. “O Prazer de Guiar” é a história do seu reencontro e reaproximação. É, também, simultaneamente, um romance on the road, no qual o casal reencontrado vai viver uma aventura adolescente que lhe reabre os horizontes numa fase tardia da sua existência.
O palco da sua aventura é Portugal no ano de 2032, um tempo em que o progresso tecnológico trouxe muito bem-estar, mas em que, paradoxalmente, cerceou as liberdades individuais. Uma época cada vez mais automatizada e robotizada em que o Estado já codificou quase tudo, impôs regras e normas em várias áreas da vida colectiva, mas proibiu muitas coisas, nomeadamente a possibilidade de conduzir nas cidades e principais estradas do país.
Serão Raquel e João capazes de lutar por esse direito que lhes foi negado? Terão sucesso no desafio que lançaram às autoridades? E conseguirão contornar ou iludir a opressiva e omnipresente vigilância policial?
Sobre o autor
João Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e Presidente do Conselho Científico desse Instituto, em 2007-2008.
Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, onde leccionou durante a década de 1990, é autor de dezenas de artigos sobre temas de história colonial, e de vários livros, dois dos quais publicados em Nova Iorque e Oxford (“The Sounds of Silence”, 2006; e, em co-autoria, “Who Abolished Slavery? A debate with João Pedro Marques”, 2010).
Em 2010 a Porto Editora publicou o seu primeiro romance, “Os Dias da Febre”, ao qual se seguiram, em 2012, “Uma Fazenda em África” (que, com várias edições, constituiu um dos grandes sucessos do ano), em 2014, “O Estranho Caso de Sebastião Moncada”, em 2015, “Do Outro Lado do Mar”, em 2017, “Vento de Espanha” e, em 2019, “A Aluna Americana”.
Editora: Porto Editora
Sem Comentários