Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Travancor, Costa do Malabar, 1900. Uma rapariga de doze anos tenta dormir nos braços da mãe. Amanhã deixará a casa onde cresceu para casar com o homem a quem foi prometida. O homem que será o seu marido, o novo senhor da sua vida, é trinta anos mais velho, viúvo, com um filho ainda criança. A jovem noiva vai ao encontro do seu futuro tal como foi decidido por outros, tal como a sua mãe e a mãe da sua mãe o fizeram antes dela.
«O pior dia da vida de uma rapariga é o dia do casamento. Depois, se Deus quiser, as coisas melhoram», dizem-lhe. O viúvo é um bom partido, pois, tal como ela, faz parte da antiquíssima comunidade de cristãos, mas é difícil entender a razão pela qual aceitou uma esposa sem dote, apesar dos rumores que correm de que a sua família é afetada por uma estranha aflição: em cada geração, pelo menos uma pessoa morre afogada. E no que hoje se chama Kerala, a água está em todo o lado, moldando a terra numa teia de lagos e lagoas, acompanhando as existências com o seu canto suave, alimentando-se das monções, ligando tudo no tempo e no espaço. A noiva é acolhida com afeto e, no decurso da sua longa e extraordinária vida, conhece a alegria de um grande amor, sofre a dor de infinitas perdas, assiste a mudanças importantes. A sua família alargar-se-á e retrair-se-á com nascimentos e mortes. Até à chegada de uma neta que receberá o seu nome, estudará medicina e fará uma descoberta chocante.
Sobre o autor
Abraham Verghese é professor e vice-director do Departamento de Medicina na Universidade de Stanford, sendo um autor de renome na área. No entanto, depois de nos anos 1990 se formar no Iowa Writers’ Workshop, publicou ensaios e contos em The New Yorker, The New York Times e The Wall Street Journal, entre muitos outros.
É autor de “My Own Country”, finalista do NBCC (1994) e Melhor Livro do Ano da Time; “The Tennis Partne”r, considerado um «livro notável» pelo The New York Times; e “Destinos Entrelaçados”, que esteve na tabela de bestsellers do The New York Times durante 110 semanas. “O Pacto da Água” foi considerado pelos mais destacados jornais e revistas mundiais como um dos melhores livros de 2023, ocupando a lista de livros mais vendidos nos Estados Unidos da América desde a sua data de publicação.
Editora: Porto Editora
Sem Comentários