Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sinopse
Calouste Sarkis Gulbenkian morreu em Lisboa em 1955, aos 86 anos. Era, então, o homem mais rico do mundo. Conhecido como o “Senhor Cinco por Cento” pela sua participação na primeira companhia petrolífera a extrair petróleo no Iraque, a sua vida provada é tão elusiva e bizantina quanto a sua forma de negociar: as mulheres de que se fazia acompanhar, os negócios com Estaline, a forma como usava a sua mulher, a encantadora Nevarte, para aprofundar relacionamentos e alianças, a sua paixão por arte.
Em Portugal e no mundo, o seu nome estará sempre associado ao mecenato e à maior e mais importante colecção privada de arte do país, exposta na Fundação Calouste Gulbenkian. Mas a fortuna que acumulou ao longo da vida tinha origem nos negócios do petróleo e acordos de alto nível que mediou entre governos e barões desta indústria.
Jonathan Conlin enfrenta, neste livro, o carácter quase mítico de Calouste Gulbenkian, escrutinando a vida e os negócios de um dos homens mais influentes do seu tempo.
Escrita com total acesso aos arquivos da Fundação Calouste Gulbenkian, esta é a biografia de um homem complexo, no aniversário dos 150 anos do seu nascimento.
Sobre o autor
Jonathan Conlin nasceu em Nova Iorque e mudou-se para Inglaterra para estudar História em Oxford. Mais tarde, em Cambridge, interessou-se pela história das relações anglo-francesas e, desde 2006, dá aulas de História Moderna Britânica na Universidade de Southampton. Após escrever a história da National Gallery, em Londres, ficou fascinado pelo colecionismo, por museus e pelas políticas de património público. Nos últimos anos, Jonathan dedicou-se à investigação da vida e dos negócios do magnata do petróleo e coleccionador de arte Calouste Gulbenkian.
Editora: Objectiva
Sem Comentários