Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Poderá ser muito cedo para tirar conclusões definitivas acerca das reais consequências da pandemia do novo coronavírus que ainda atravessamos. Este acontecimento à escala global que, apesar de previsível e expectável, apanhou o mundo de surpresa, impôs transformações drásticas no modo de vida de alguns e expôs a necessidade absoluta de mudança para muitos mais.
Além do medo, que gera desconfiança, ostracização, insegurança, clausura e outras formas quejandas de violência, a pandemia e a ameaça à segurança individual que ela representa forçaram alguns Estados a tomar acções urgentes e emergentes que, pela sua natureza de excepção, iluminaram contradições sociais, económicas e políticas latentes nas sociedades actuais.
Neste ensaio de assinalável lucidez, Ivan Krastev, um dos mais conceituados analistas políticos da actualidade, expõe alguns paradoxos desconcertantes deixados a descoberto pela crise pandémica e analisa o impacto profundo que esta terá sobre a globalização, a cooperação internacional e a coesão nacional, o advento de novos autoritarismos e o projecto europeu.
Sobre o autor
Ivan Krastev nasceu em Lukovit, na Bulgária, em 1965. Politólogo, investigador do Instituto de Ciências Humanas de Viena e um dos mais respeitados analistas do cenário internacional, Krastev colabora ainda com artigos de opinião para o The New York Times. Os dez livros que publicou, sobre os temas da Europa e da Democracia, o seu objecto de estudo e análise, estão traduzidos para mais de dezoito línguas e foram distinguidos com diversos prémios, entre os quais o Prémio Lionel Gelber e o Prémio Jean Améry.
O Futuro por Contar, um ensaio sobre as mudanças que a pandemia de coronavírus imporá sobre as vidas de todos nós, é uma leitura indispensável para entender as consequências da pandemia e o rumo que a Europa irá tomar nos próximos anos.
Editora: Objectiva
Sem Comentários