Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sobre o livro
Combater o totalitarismo e promover o socialismo democrático: estas foram, segundo Orwell, as duas missões que pôs em cada palavra por si escrita a partir de 1936. Foi então que o autor se juntou às forças republicanas que lutavam na Guerra Civil de Espanha e é essa experiência que surge narrada em “Homenagem à Catalunha”. Texto repleto de paixão e clareza, de denúncia de cinismos e traições mas também de esperança, mostrou-se incómodo para alguns e excecionalmente revelador para outros. Permanece hoje como uma das mais significativas obras sobre o golpe de estado nacionalista em Espanha, que grupos revolucionários do mundo inteiro quiseram travar.
George Orwell, pseudónimo do escritor Eric Arthur Blair, nasceu na cidade de Motihari, na então Índia britânica, a 25 de Junho de 1903, tendo-se mudado para Inglaterra com a família, ainda durante a infância. Escritor e jornalista, Orwell é uma das mais influentes figuras da literatura do século xx.
Defensor incondicional da liberdade humana e acérrimo opositor do totalitarismo, inscreve-se no panorama literário com as obras “Dias Birmaneses” (1934) e “Homenagem à Catalunha” (1938). Mas será, sem dúvida, com “Quinta dos Animais” (1945) e “Mil Novecentos e Oitenta e Quatro” (1949), duas narrativas com uma actualidade assombrosa, que o autor alcança o reconhecimento internacional. Morreu de tuberculose, em Londres, a 21 de janeiro de 1950.
Editora: Livros do Brasil
Sem Comentários