Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sinopse
Este instinto para recorrer a todos os meios, mesmo os mais violentos para defender o povo judeu está incrustado no ADN de Israel. Desde a fundação do Estado de Israel em 1948, proteger a nação constitui a responsabilidade dos serviços secretos e das forças armadas, e existe uma arma no seu vasto arsenal que tem sido usada para eliminar as ameaças mais graves: os assassínios selectivos foram utilizados com frequência, contra inimigos de todas as dimensões, umas vezes em resposta a ataques contra o povo israelita, outras como medida preventiva.
Bergman contou com a colaboração extraordinariamente rara de muitos dos actuais e antigos membros do governo israelita, como os primeiros-ministros Shimon Peres, Ehud Barak, Ariel Sharon e Benjamin Netanyahu, assim como de altos quadros dos serviços militar e de espionagem do país: Forças de Defesa de Israel (FDI), Mossad (os serviços secretos mais temidos do mundo), Cesareia (uma «Mossad dentro da Mossad» que realiza os ataques aos alvos mais mais relevantes) e Shin Bet (uma agência de segurança interna que realizou a maior campanha de assassínios seletivos de sempre, de maneira a pôr cobro a algo que parecia imparável: o terrorismo suicida).
Incluindo histórias até hoje desconhecidas sobre os bastidores de operações especiais e baseando-se em centena de entrevistas oficiais e em milhares de arquivos aos quais Bergman teve acesso exclusivo durante décadas de experiência jornalística, este livro leva-os ao cerne das actividades mais secretas de Israel. Da fundação do Estado de Israel à actualidade, Bergman evoca os acontecimentos terríveis e as espinhosas questões éticas subjacentes à campanha de assassínios selectivos, que marcaram a nação israelita, o Médio Oriente e o mundo inteiro.
Sobre o autor
Ronen Bergman é correspondente principal para assuntos militares e de espionagem do Yedioth Ahronoth, o maior jornal diário de Israel, e colaborador de The New York Times Magazine, onde escreve sobre espionagem, segurança nacional, terrorismo e armas nucleares. É autor de cinco livros de não-ficção em hebraico e de The Secret War with Iran. Recebeu o Prémio Sokolow, o mais importante galardão jornalístico de Israel, e o B’nai B’rith International Press Award, entre outras distinções. Licenciado em Direito pela Universidade de Haifa, é membro da ordem dos advogados israelita e trabalhou no gabinete do procurador-geral de Israel. Vencedor de uma bolsa de estudo Chevening do ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, tem um mestrado em Relações Internacionais e um doutoramento em História pela Universidade de Cambridge.
Editora: Temas e Debates
Sem Comentários